EQUIPE DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA RECEBE CERTIFICADO DO GUINNESS WORLD RECORDS

Dois pilotos da equipe de 2006, que participaram do recorde mundial, estiveram presentes na cerimônia de entrega do certificado.
Após dez anos da Esquadrilha da Fumaça ter quebrado seu próprio recorde mundial com a maior quantidade de aeronaves em voo invertido, representantes do Guinness World Recordsvieram até o Brasil para entregar o certificado, em mãos, para a equipe do Esquadrão na tarde desta quinta-feira, dia 6 de abril, em Pirassununga (SP).

O diretor do Guinness World Records para a América Latina, Carlos Martínez, afirmou que ficou muito alegre em poder entregar o certificado ao grupo. “É impressionante e espetacular o que a equipe fez em 2006 de voar, simultaneamente, com doze aviões em voo invertido. Estou muito feliz por poder vir ao Brasil para conhecê-los de perto e parabenizá-los pelo recorde”. 

Dois pilotos da equipe de 2006, que participaram do recorde mundial, estiveram presentes na cerimônia de entrega do certificado. O Coronel Aviador Afonso Henrique Junqueira de Andrade Junior comentou sobre o desafio. “Todos estávamos muito tranquilos na época porque treinamos muito. Mais do que a marca de ter batido o recorde, ter vivido aquele momento foi um privilégio para mim e para todos que presenciaram”. Outro componente da equipe da época, o piloto Coronel Ricardo Beltran Crespo, também falou sobre o momento. “As marcas registradas da Fumaça são a proficiência e o treinamento dos pilotos. As condições meteorológicas da época podiam interferir no momento, porém estávamos muito preparados. Passamos em frente ao público de, aproximadamente, 60 mil pessoas e foi marcante para todos nós”.

Durante a cerimônia, o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, agradeceu a presença de todos e, em especial, a dos representantes do Guinness World Records. “É uma honra poder recebê-los de tão longe para que possam nos entregar o certificado. Tenho a certeza de que, para a geração que esteve presente no momento, teve um significado muito importante. Eu mesmo, que ainda pretendia me candidatar para ser piloto da Fumaça, pude presenciar e ver aquele momento impressionante de perto. Agradeço, também, a presença dos representantes da época que se dispuseram a estar aqui conosco para prestigiar esse momento tão significativo para todos os Fumaceiros”.

O certificado agora fica exposto no Salão Histórico e pode ser conferido pelos visitantes. A Esquadrilha da Fumaça pode ser visitada aos finais de semana, das 10h às 12h e das 14h às 16h. A entrada é gratuita. Visitas durante a semana devem ser agendadas pelo e-mail: contato@esquadrilhadafumaca.com.br ou pelo telefone: (19) 3565-7236.

Matéria: Tenente Cocate
Revisão: Capitão Glauber
Fotos: Sargento Ribeiro
Fonte: EDA

Comentários

Postagens mais visitadas