Jetman's e Patrouille de France voando juntos

Yves Rossy, Fred Fugen e Vince Reffet realizaram vôo de treinamento com a Patrouille de France.
Jetman, não este não é o nome de um outro super-herói Marvel. Na verdade é um projeto inventado por Yves Rossy. Este ex-piloto de caça suíço criou uma asa rígida em fibra de carbono com 4 mini-reatores que permite realizar o maior sonho do homem, voar.

Graças à tecnologia, Yves Rossy já realizou vários feitos, como atravessar o Canal da Mancha, voar sobre o Grand Canyon ou até mesmo voar ao lado do Cristo Redentor e pousar na praia de Copacabana no Rio de Janeiro. 

Agora são três homens voadores no mundo. Vince Reffet, um dos dois membros dos Soul Flyers, juntou-se a esta aventura louca em 2013. Depois de dois anos de preparação, ele participou de um dos primeiros grandes projetos do "Jetman": Um voo espetacular ao lado de um Airbus A380. Em julho de 2015, seu ajudante Fred Fugen se juntou a eles e começou a experimentar á asa motorizada. Ele realizou o seu primeiro voo oficial em outubro de 2016. Os três colaboradores realizaram um vôo de treinamento com a Patrouille de France (PAF), o primeiro Esquadrão de Demonstração do mundo a realizar um voo em formação junto aos Jetman's!
 
Ao contrário do que se poderia pensar, o projeto tomou forma rapidamente. Os jetman's entraram em contato com o Comandante da Patrouille de France, que por sinal é um grande fã de saltos em queda livre. De lá, eles conseguiram obter as aprovações da Força Aérea Francesa (Armée de l'Air). A experiência e reputação de Yves Rossy também pesou na balança, "eles tinham visto o vídeo com o A380, e eles conhecem o trabalho de Yves a muito tempo", explica Fred Fugen. 

Para que o experimento acontece nas melhores condições de segurança possíveis, era necessário realizar dois "voos teste" de antecedência. "Realizamos uma jornada de reuniões trocando informações com eles. Nós também estávamos na pista, explicaram as zonas de turbulência, que se aplicam a cada momento ". 

O outro fator foi a velocidade. Os 3 jetman teriam de alcançar 145 nós (cerca de 270km/h), a velocidade mínima em que os Alpha Jet da PAF podem voar em formação. Os três homens finalmente assinam os dois voos de cerca de 8 minutos ao lado de toda a Patrouille de France, um sonho tornado realidade. "É o sonho de uma vida, estes militares que representam a França pelo Mundo e são considerados uma dos melhores esquadrões de demonstração do mundo", diz Vince. 
A experiência foi tão memorável para equipe da demonstração oficial da Força Aérea Francesa. "Os pilotos ficaram extasiados no momento em que os Jetman's entraram em formação, não podiam acreditar que ao virar a cabeça, veriam um homem à deriva com asa, voando próximo dos 300 km/h", diz Vince. "A Patrouille de France é um símbolo, é a referência mundial na comunidade da aviação (...) Há um respeito, confiança mútua que foi desenvolvida." 
Após esta experiência incrível, os 3 atletas esperam continuar a aventura e voar novamente em tais condições incríveis.

Assista abaixo o vídeo produzido pela AIRBORNE-FILMS.




Fonte: Red Bull
Fotos e Vídeo: AIRBORNE-FILMS
Tradução e adaptação: Revista Aero Latina

Comentários

Postagens mais visitadas