ORDEM DO DIA: Aniversário de Santos Dumont

Data é celebrada no dia 20 de julho

Por patronos são tratadas certas personalidades que marcaram sua época e são reverenciadas como um exemplo de conduta a ser seguido. Predicados que nos remetem à sua idoneidade moral e às destacáveis capacidades profissionais, que robusteceram o legado grafado nos registros históricos.

Foi por uma vida dedicada ao aprimoramento tecnológico, que culminou na relevante ocasião em que a humanidade foi apresentada ao voo de um artefato autopropulsado, é que saudamos Alberto Santos Dumont como o Patrono da Aeronáutica.

Nesta data, celebramos o nascimento deste insigne e abnegado brasileiro que afirmava ter em suas invenções o resultado de um trabalho árduo. Um engenhoso pesquisador que desenvolveu estudos em diversas áreas, mas foi na aviação que apresentou seus marcantes resultados. Uma ampla gama de projetos, desde o balão e o dirigível, até as aeronaves de asa fixa.

O protagonista de uma memorável biografia em que o desenvolvimento científico era o propósito de suas pesquisas, com tal força que não patenteou seus projetos. Um gesto altruísta que permitiu a difusão de seus conhecimentos e, certamente, contribuiu para o compartilhamento mais abrangente dos benefícios de toda sua obra.

Desta feita, ao me referir a Santos Dumont e à importância de seus feitos, estou certo de que a relevância de sua obra transcende os conhecimentos ligados à aeronáutica e ao desenvolvimento do avião.

Nesse sentido, assevero que seu principal legado foi tornar evidente que o aperfeiçoamento intelectual e tecnológico, aliado ao compromisso e entusiasmo na busca por novas soluções, é a alavanca que impulsiona a evolução de um projeto e, por consequência, de uma Instituição.

Integrantes da Força Aérea Brasileira,

Ao saudar nosso Patrono e exaltar todos seus feitos, rogo a cada um dos membros de nosso efetivo para que tenham, em seu exemplo de abnegado trabalho e entusiasmo pelo conhecimento científico, a motivação para o aprimoramento de suas tarefas cotidianas.

Estamos inseridos em uma atividade intrinsicamente ligada à evolução tecnológica e, dessa forma, cabe a cada um buscar oportunidades que venham a agregar conhecimentos que possibilitem o pleno aproveitamento de suas capacidades, nas mais diversas áreas de atuação.

Com essa afirmativa, ressalto que aqueles que desenvolvem e dominam os conhecimentos afetos ao emprego de suas potencialidades sempre estarão à frente das adversidades. É nesse aspecto que reside a relevância de nossos centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.

Consequentemente, ao investir na capacitação profissional de nosso efetivo e no aprimoramento de nossos métodos e processos de trabalho, estaremos atuando diretamente na ampliação de nossa capacidade operacional, com o objetivo precípuo de manter a soberania com vistas à defesa de nossa Pátria.

É com este propósito que nossa Força está passando por um processo de reestruturação, fruto de um minucioso estudo, que resultará em uma otimização das tarefas administrativas e um gerenciamento mais eficiente de nossos meios operacionais.

Ao me referir a esta importante renovação que proporcionará maior operacionalidade nas ações da Força Aérea Brasileira, faço referência ao nosso Patrono, que sempre fundamentou todos os seus trabalhos na pesquisa, e percebo que estamos no caminho certo.

O caminho da evolução.

Parabéns, Alberto Santos Dumont e Força Aérea Brasileira.

Muito obrigado a todos!

Tenente-Brigadeiro do Ar NIVALDO LUIZ ROSSATO
Comandante da Aeronáutica

Fonte: FAB

Comentários

Postagens mais visitadas