Esquadrilha da Fumaça recebe visita de grupo de deficientes visuais

Minha vontade é querer voar com eles também, depois que eu pude sentir todas as curvas do avião”. disse Donizeti Aparecido Silva, integrante do grupo.
“Eu nunca tinha visto uma aeronave de perto quando enxergava. Agora que sou deficiente visual, ter a oportunidade de poder sentir o tamanho do avião com as mãos e imaginar as suas cores é um momento inesquecível na minha vida”. A afirmação é da integrante do grupo “Olhos da Alma”, Maria Rita Moutinho. A visita do grupo que integra o “Fundo Social de Solidariedade” da cidade do Espírito Santo do Pinhal (SP), aconteceu na tarde do dia 30 de junho.

O grupo foi atendido pelos militares da Esquadrilha da Fumaça que os acompanharam ao tatearem a aeronave A-29 Super Tucano, sentindo, por exemplo, a hélice, as partes que compõem a aeronave e as cores da Bandeira Nacional e do emblema da Fumaça, a cada relevo na pintura. Além disso, um avião e a clássica fumaça branca foram acionados para que eles pudessem sentir a vibração do momento.

Muito emocionada, a responsável pelo grupo, Claudinéia Gonçalves, ressaltou: “a visita é uma experiência ímpar na vida deles, porque muitos nunca tinham ficado perto de uma aeronave. Todo momento diferente para eles desenvolve seus sentidos e os ajuda a aumentar ainda mais a sensibilidade. Trata-se de uma atividade de inclusão social”.

Muito curioso com a visita, o integrante do grupo, Donizeti Aparecido da Silva, revelou sua felicidade com o momento. “É um prazer imenso estar aqui com os militares da Fumaça. Minha vontade é querer voar com eles também, depois que eu pude sentir todas as curvas do avião”.



Fonte: EDA
Fotos: Sgt Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas