Coronel Ozires Silva visita a Esquadrilha da Fumaça e ministra palestra aos Cadetes da AFA

“Vocês deram passos muito grandes na história. A estrutura que vocês têm hoje e a demonstração aérea realizada da forma grandiosa como é feita são frutos do trabalho de vocês." Disse o Cel. Ozires Silva
Líder do grupo que promoveu a criação da EMBRAER em 1969, Ozires Silva visitou a Esquadrilha da Fumaça e a Academia da Força Aérea nos dias 9 e 10 de março para conhecer o trabalho desenvolvido pelas organizações e conceder palestra para os cadetes. Formado pela Escola de Aeronáutica (E.Aer.) e pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Coronel Aviador se destaca pela contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica no país, incluindo em sua história o projeto e a construção do avião Bandeirante. Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 2000, atuou como presidente da Varig por dois anos, entre outros empreendimentos.

Ao visitar a Esquadrilha, ele assistiu à palestra sobre a instituição e conheceu o Salão Histórico, fato que o remeteu ao seu passado de cadete na Escola de Aeronáutica em 1951. “A Esquadrilha da Fumaça nasceu em 1952, e o seu fundador e primeiro Comandante, Mário Sobrinho Domenech, foi um dos meus instrutores de voo na aeronave T-6. Além dele, também conheci como instrutor os outros fundadores da Fumaça, como o Paulo Cezar Rosa, Cândido Martins da Rosa e Haroldo Ribeiro Fraga”.

Emocionado, comentou sobre sua visita à AFA e à Fumaça. “Vocês deram passos muito grandes na história. A estrutura que vocês têm hoje e a demonstração aérea realizada da forma grandiosa como é feita são frutos do trabalho de vocês. E estão no caminho certo, pois todos precisam pensar que o futuro irá existir por causa de vocês. E olhando para aqueles mais de 800 cadetes durante a palestra, pude perceber a construção do futuro da FAB, pois eles serão os líderes da Aeronáutica de amanhã”.

A palestra “Criação da EMBRAER: organização, estratégias, hierarquia e disciplina”, que fez parte do Programa de Formação de Valores da AFA, foi ministrada na noite do dia 9 de março para os cadetes. Ao final da palestra, ele declarou: “apesar da idade, já fui cadete e a vinda à AFA trouxe de volta lembranças que valeram a pena serem vividas. Foram ensinamentos, atitudes e comportamentos que aprendi no militarismo e que me acompanharam a vida inteira”.

O Programa de Formação de Valores (PFV) foi instituído no ano de 2009 e constitui um conjunto de ações que norteiam as atividades a serem desenvolvidas por todos os setores da AFA.




Fonte: EDA
Fotos: Soldado Pedro Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas