HondaJet próximo do Certificado de Tipo da FAA

Honda Aircraft Company está concluindo testes de função e confiabilidade
A Honda Aircraft Company anunciou que cumpriu todos os requisitos do teste de função e confiabilidade (F&R, em inglês) e está concluindo os voos de F&R para o HondaJet. O anúncio foi parte de uma atualização do programa, e foi divulgado na NBAA, maior feira de aviação executiva do mundo, realizada em Las Vegas.

"Dentro de alguns dias, a Honda Aircraft Company concluirá os testes da Federal Aviation Administration (FAA) que levarão ao certificado de tipo do HondaJet e ao início das operações", afirmou o CEO e Presidente da Honda Aircraft Company, Michimasa Fujino. "Em breve, esperamos ter o certificado de tipo da FAA para o jato leve mais avançado do mundo".

Os testes de função e confiabilidade simulam operações típicas de voo em um novo projeto de aeronave. Os testes incluem decolagens, pousos, operações de sistema, casos de falhas, aproximações, bem como operações em ambientes quentes, frios e úmidos. Isso garante que a aeronave, incluindo seus componentes e equipamentos, seja confiável e que funcione de maneira adequada. Como parte dos testes de F&R, o HondaJet realizou missões para 54 aeroportos, de 31 estados do território continental dos Estados Unidos.

Em outubro, a Honda Aircraft Company concluiu todos os testes de voo para o certificado Parte 23 (Part 23 certification). O programa de teste de voo excedeu um total de 3000 horas de voo e o teste foi conduzido em mais de 70 localidades dos Estados Unidos.

Para atender aos clientes no Brasil, a Honda Aircraft Company escolheu a Líder Aviação para oferecer vendas, serviços e assistência do HondaJet. A Líder Aviação é a maior empresa de aviação executiva da América Latina, e opera 23 bases de atendimento em todo o país.

Tour mundial do HondaJet demonstrou maturidade da aeronave
Neste ano, a HondaJet concluiu com sucesso um tour mundial, em que a aeronave foi exposta pela primeira vez no Japão, Europa e América do Sul. O tour mundial, juntamente com um tour de demonstração na América do Norte, demonstrou a maturidade e confiabilidade da aeronave, que está pronta para entrar em serviço. O HondaJet voou mais de 300 horas no total, na América do Norte, Japão, Europa e América do Sul.

Centro de treinamento da Honda Aircraft em operações

Desde o início das operações no final de 2014, o Centro de Treinamento da Honda Aircraft em Greensboro se prepara para treinar pilotos e técnicos de manutenção, através da contratação de pessoal, desenvolvimento de infraestrutura e finalização de currículos.

A Honda Aircraft Company fez uma parceria com a FlightSafety International, líder mundial em treinamento em aviação, para desenvolver um programa que incorpora tecnologia de ponta. O programa inclui um sistema gráfico avançado e o “Operational Day Flow (ODF)”, metodologia que permite que os pilotos façam a transição entre a sala de aula e a cabine de comando sem qualquer obstáculo.

O simulador de voo da HondaJet obteve o certificado provisório Nível C da FAA. Após a certificação de tipo do HondaJet, o simulador receberá o certificado Nível D e estará pronto para o treinamento de classificação de tipo.

"Com o HondaJet, a Honda Aircraft Company não está simplesmente trazendo um novo valor para o mercado, mas estabelecendo um padrão mais elevado no que diz respeito à posse de uma aeronave", afirmou Fujino. "Juntamente com nossa rede de representantes do HondaJet, construímos uma infraestrutura que cumprirá com nossos objetivos, e agora estamos prontos para iniciar as operações".

Sobre o HondaJet

O HondaJet é o jato mais rápido, que alcança as maiores altitudes, o mais silencioso e o mais econômico de sua categoria. A aeronave incorpora muitas inovações tecnológicas no design de aviação, incluindo a configuração OTWEM (Over-The-Wing Engine Mount), a qual melhora consideravelmente o desempenho e a economia de combustível, reduzindo o arrasto aerodinâmico. O OTWEM também reduz o ruído na cabine, minimiza o ruído detectado em solo, e permite a cabine mais espaçosa da categoria, maior capacidade para bagagem, e um lavatório privativo totalmente equipado.

O HondaJet é movido por dois motores a jato GE Honda HF120 altamente econômicos. É equipado com o mais sofisticado painel de voo digital (glass flight deck) disponível em qualquer jato executivo leve, um Honda Garmin® G3000 personalizado de última geração e um sistema de aviônicos totalmente digital, composto por três monitores de 14 polegadas em formato paisagem e controladores de tela de toque duplo.

O HondaJet é a primeira aeronave comercial da Honda e faz jus à reputação da empresa por seu desempenho superior, eficiência, qualidade e valor agregado.


Fonte: Lider Aviação via HiperTexto

Comentários

Postagens mais visitadas