Eventos da FAB no CE, RJ e RR atraíram mais de 70 mil pessoas
Público teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as atividades da Força Aérea Brasileira
O tradicional Portões Abertos foi realizado no domingo (18/10) em várias cidades do País. O evento, uma oportunidade de aproximar a Força Aérea Brasileira (FAB) da sociedade, contou com a presença de cerca de 70 mil pessoas nas cidades de Fortaleza (CE), Boa Vista (RR) e Rio de Janeiro (RJ). O público presente nessas localidades pôde conhecer aeronaves utilizadas em várias missões da FAB, participar de ação cívico-social com atendimentos médicos e conhecer um pouco mais as atividades realizadas pela Força Aérea.
Fortaleza (CE) - Mais de 35 mil pessoas participaram do evento realizado na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ). A programação contou com exposição estática de 15 aeronaves, entre elas, A-29 Super Tucano, C-95BM Bandeirante, P-95 Bandeirulha e H-36 Caracal; diversos lançamentos de paraquedistas, exposição e demonstração de aeromodelos; e exposição de carros militares e civis antigos. As cerca de três toneladas de alimentos arrecadadas serão encaminhadas à Casa Amigos de Jesus, que cuida de crianças com câncer.
“É uma grande oportunidade de conhecermos a nossa Força Aérea Brasileira nesse momento em que estamos conhecendo a Base. Com isso, percebemos, de fato, qual é o trabalho desempenhado pelos aviadores e demais militares aqui do nosso Estado do Ceará”, declarou Arnaldo Lemos, 35 anos, que visitou as aeronaves acompanhado do seu filho.
Durante o Portões Abertos, o Esquadrão de Saúde da BAFZ promoveu uma Ação Cívico-Social (ACISO). Na ocasião, foram contabilizados 1.206 atendimentos médicos e odontológicos. Também foram realizadas 11 cirurgias. “Foi uma ajuda muito grande para nós que já estávamos há mais de dois meses na fila de espera do SUS para realizar consulta de ortopedia e neurologia. Hoje consegui ser atendida”, relatou Maria de Lourdes de Sousa, de 54 anos.

O Black Hawk fez duas apresentações operacionais para o público. “Foi incrível e emocionante ver duas pessoas descendo pela corda no helicóptero e depois ainda serem resgatadas”, comentou a jovem Gleyce Oliveira, após assistir a uma delas.
Durante o Portões Abertos foram arrecadadas duas toneladas de alimentos. Esses donativos serão doados posteriormente para entidades beneficentes do Estado.

Por causa das condições climáticas, não foi possível o voo do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mas a presença dos seus A-29 perfilados impecavelmente no pátio, juntamente com o helicóptero Sea-Hawk, da Marinha do Brasil, e o ronco do motor do P-47 Thunderbolt, concorreram para o sucesso do evento.
Fonte: Agência da Força Aérea
Comentários