Domingo Aéreo da AFA 2015


Com público recorde, evento contou com diversas atrações, exposição da maquete do GRIPEN NG e a primeira apresentação pública da Esquadrilha da Fumaça na cidade de Pirassununga
Vista Aérea do pátio da AFA durante a saída das aeronaves do EDA para mais uma apresentação, o publico recorde foi de pouco mais de 93 mil pessoas. (Foto: Cb Diego / AFA)

O céu estava azul, com poucas nuvens e muito calor no domingo (23/08). O Domingo Aéreo é realizado anualmente pela Academia da Força Aérea (AFA), instituição que realiza a formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e Infantaria da nossa Força Aérea Brasileira e fica situada na cidade de Pirassununga-SP.
O evento atraiu mais de 93 mil pessoas, um recorde batido pela AFA, graças ao planejamento dos militares que trabalharam incansavelmente para melhorar o acesso nas vias internas da AFA, também contou com a arrecadação de alimentos não perecíveis que foram doados a instituições de caridade da cidade.
Ana Lúcia e seu filho Bruno no pátio da AFA.
(Foto: Arquivo pessoal)

O evento tem o intuito de atrair todo público que ama e aprecia a arte de voar e quem faz voar, como a Ana Lúcia Botelho Laschi que sempre participa do Domingo Aéreo, além da emoção de poder assistir as apresentações da Esquadrilha da Fumaça com os novos A-29 Super Tucano, veio para matar a saudade do filho, Bruno Botelho Laschi, aluno da Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica (EPCAR) situada na cidade de Barbacena-MG. “Já tive a honra e a alegria de estar muitas vezes na AFA, sempre na companhia de meu filho, um menino apaixonado pela aviação e vestindo a alma de 'azul'. Ele foi atrás de um sonho e hoje ele tem a alegria de estar na EPCAR e em um evento de grandes proporções como este, ter um filho fardado, representando a instituição que prepara jovens para o futuro ingresso na Academia, é motivo de muito mais que orgulho, de que todo esforço vale a pena!” disse Ana Lúcia.

E completou falando sobre a emoção de ter o filho estudando e motivando outros jovens a seguir o mesmo caminho na área militar. “A emoção de ter o filho aqui, fardado e podendo levar informação sobre a escola não tem preço, é gratificante!”.

Atrações

O Domingo Aéreo contou com diversas atrações, a Aeronáutica enviou caças, aeronaves de transporte, patrulha, helicópteros e uma maquete em tamanho real do novo caça da FAB, o Gripen NG, a Marinha enviou o caça naval A-4 Skyhawk (VF-1) e o Exército mandou um helicóptero HM-1 Pantera e veículos militares de combate usados pelo 13.º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMEC).

A aviação civil também se fez presente, a Esquadrilha BR Aviation realizou duas belíssimas apresentações. A Villela Aero Sports, Pro Tork Airshow, Tuareg Aerobatics e o CBA (Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas), marcaram presença também.

Fernando Locatelli, vice-campeão no Campeonato Brasileiro de Acrobacia Aérea na categoria básica, estreou em apresentações aéreas no Domingo Aéreo, voando a aeronave CAP-10B. “Como piloto civil, a simples oportunidade de poder voar na Academia da Força Aérea Brasileira já é a realização de um sonho de criança e ainda ser agraciado com a possibilidade de poder se apresentar como atração de acrobacia aérea no Domingo Aéreo é ser coroado com a possibilidade de vivenciar e conviver com os melhores pilotos militares e civis do Brasil. O fato de poder compartilhar toda a preparação do briefing antes dos voos bem como realizar uma demonstração aérea no Ninho das Águias é único e para poucos agraciados” disse Locatelli.

O retorno da Esquadrilha da Fumaça

O momento mais esperado do evento foi sem duvida a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecida como Esquadrilha da Fumaça, foi a primeira vez que a Esquadrilha realizou a apresentação com as novas aeronaves para todo o público de Pirassununga e do estado de São Paulo. Os novos aviões A-29 Super Tucano vestidos de cores vibrantes e com a bandeira do Brasil pintadas na cauda da aeronave, fizeram bonito durante cerca de 35 minutos, foram diversas manobras, o display de apresentações é bem parecido com o do T-27 Tucano, porém muito mais ágeis devido a potência do A-29 ser o dobro da do T-27, novas manobras foram acrescentadas dentre elas duas bastante famosas que depois de um longo tempo sem serem realizadas retornaram a Fumaça, a Chumbóide e o Lancevak, além das manobras, a Fumaça estreou sua nova trilha sonora para eventos no Brasil e no exterior, proporcionando mais ação durante as apresentações, combinando perfeitamente com o sincronismo entre as sete aeronaves. 
A Esquadrilha da Fumaça realizou no inicio da tarde uma coletiva de imprensa com os repórteres e fotógrafos presentes, aonde os pilotos falaram sobre o retorno das apresentações, as características da aeronave e a logística que envolve cada demonstração da Esquadrilha.

Ao termino da apresentação era impossível não encontrar um sorriso no rosto de cada piloto, de cada anjo da guarda que compõe a Esquadrilha da Fumaça, sensação de que as apresentações realizadas no dia foram um verdadeiro sucesso, ainda mais para um público de 93 mil pessoas, gente que saiu de outros estados brasileiros para curtir as emoções do Domingo Aéreo e ver a Esquadrilha da Fumaça.


Confira as imagens:























Comentários

GennerPriaro disse…
Faltou mencionar as milhares de pessoas que ficaram 4, 5 até 7 horas no trânsito e não conseguiram entrar no evento. Faltou coordenação entre AFA, Polícia Rodoviária e a autoridade de trânsito da cidade de Pirassununga. Há inúmeros relatos no Facebook de famílias frustradas pela tentativa de estarem no domingo aéreo. Faltou mencionar que o anseio dos amantes de aviação é que se torne um final de semana aéreo possibilitando assim a divisão de um público tão grande em 2 dias, evitando assim a decepção de muitos que acordaram cedo viajaram vários quilômetros e se depararam com 20 quilômetros de congestionamento, onde em 3 horas de fila conseguiram avançar 900 metros, e acabaram desistindo.
Ana Lucia Botelho Laschi disse…
Foi realmente mais um grande evento, infelizmente muitas pessoas por motivos diversos não tiveram a oportunidade de estarem la! E cheguei bem cedo com a familia (as 07:15 hs e ja haviam muitas pessoas la!) Obrigada por partilhar a minha emoção pessoal, espero que ajude muitas pessoas a seguirem em frente nos sonhos!

Postagens mais visitadas