Esquadrilha da Fumaça: Saiba quem são os responsáveis pelo show aéreo

O próximo show da Esquadrilha da Fumaça será realizado nesta quarta-feira (29/07) durante as comemorações do aniversário de 119 anos da cidade paulista de Porto Ferreira, vizinha a Pirassununga. O evento acontece no Estádio Ferreirão (PFFC), localizado na Avenida General Álvaro de Góes Valeriani, no Jardim Aeroporto. A entrada é franca.

"Desde 2009, não recebíamos uma demonstração, o que só aumenta a expectativa para o evento do dia da cidade”, disse a prefeita Renata Braga.

O público que acompanha as demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, muitas vezes, desconhece a estrutura de pessoal necessária para viabilizar o espetáculo aéreo. 

Cada apresentação da Fumaça é realizada por sete aeronaves A-29 Super Tucano. Para cada uma das posições na Esquadrilha – líder, ala direita, ala esquerda, ferrolho, ala direita externa, ala esquerda externa e isolado – há dois aviadores responsáveis que se revezam a cada demonstração. 

O atual líder do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, explica que a seleção dos pilotos da Fumaça é bastante criteriosa e requer grande experiência em voo. “Para se candidatar a piloto do EDA, os profissionais precisam ter 1.500 horas de voo, sendo 800 delas como instrutor da Academia da Força Aérea (AFA) ou do Esquadrão Joker (2º/5º GAV). Por meio de conselho operacional, são escolhidos os candidatos mais qualificados e que apresentam perfil mais compatível à missão da Esquadrilha da Fumaça”, explica o Comandante.

Além dos 13 pilotos, há a equipe de solo - os chamados “Anjos da Guarda” – responsável por garantir a segurança e a disponibilidade das aeronaves, bem como a eficiência das tarefas administrativas.

Veja nas fotos abaixo os pilotos da Fumaça e suas respectivas posições:

Veja toda a revista da Esquadrilha da Fumaça 2015 aqui.


Fonte: Esquadrilha da Fumaça

Comentários

Marlene Prata disse…
Parabéns pessoas maravilhosas que fazem parte desta esquadrilha que nos faz suspirar de emoção em cada show!!
Marlene Prata disse…
Parabéns pessoas maravilhosa que fazem parte da Esquadrilha da Fumaça!

Postagens mais visitadas