“Nas Asas do Líder” – Biografia oficial do Coronel Braga é lançada em São Paulo

Três integrantes da Esquadrilha da Fumaça prestigiaram o lançamento do livro “Nas Asas do Líder”, da jornalista e pesquisadora de aviação Solange Galante de Jesus, no dia 26 de maio, em São Paulo.

O Capitão Aviador Eduardo Maia Arantes, o Capitão Aviador Cléryson Wander Teixeira e o Sargento Fotógrafo Marco Antônio Ribeiro representaram toda a equipe do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) no evento em que foi lançada a biografia oficial do Coronel Aviador Antônio Arthur Braga, um dos maiores ícones da aviação brasileira cujo tempo na Esquadrilha da Fumaça totalizou 17 anos, sendo doze como Comandante.

A noite de autógrafos contou com a presença de dois dos três filhos do Coronel Braga, Antônio Arthur Braga Júnior e Ana Lúcia Cotrim Braga, e do Fumaça Honorário e Comandante do IV Comar, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Coronel Antônio Arthur Braga

Natural de Cruzeiro (SP), o então Tenente Braga ingressou no EDA em 1959 e assumiu o comando em 1965, permanecendo até 1977. Voando principalmente o avião T-6 Texan e, também, o T-24 Fouga Magister, realizou mais de mil demonstrações aéreas no Brasil e em diversos países da América do Sul e Central. É, ainda hoje, considerado o piloto mais voado no mundo com o T-6, possuindo mais de dez mil horas de voo nessa aeronave. Faleceu no ano de 2003 aos 71 anos de idade. Em muitas das homenagens que recebeu, destaca-se uma via do bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, designada como Rua Coronel Aviador Antonio Arthur Braga. 


ENTREVISTA

Confira a entrevista feita pela Esquadrilha da Fumaça com a autora Solange Galante da biografia “Nas Asas do Líder”.

- Como surgiu a ideia de lançar o livro?

A ideia foi do próprio Coronel Braga, após ler um pequeno texto sobre ele que tentei publicar em uma revista. Ele me enviou uma carta, dizendo que gostaria que, um dia, eu escrevesse sua história, carta que guardo até hoje com muito carinho.

- O livro aborda quais temas?

É uma biografia oficial, isto é, autorizada pelo próprio e pela sua família, mas também são abordadas as duas paixões do Cel Braga: a Esquadrilha da Fumaça e o avião T-6.

- Quando começou a produção do livro?

Quando o Cel Braga ainda estava vivo, por volta de 2002; mas vários percalços foram adiando a publicação.

- Como foi a pesquisa?

A pesquisa foi muito interessante e emocionante ao conversar com pessoas que conviveram com o Cel Braga, todas contando histórias incríveis.

- Quando e onde conheceu o trabalho da Esquadrilha da Fumaça?

Assistindo às apresentações em eventos de aviação, mas também fazendo amizade com alguns Fumaceiros, graças ao meu trabalho como jornalista de aviação.

- Como conheceu o trabalho do Cel Braga? 

Visitando o Museu Aeroespacial (MUSAL/RJ), quando ele trabalhava lá como diretor e, depois, convivendo com sua família e amigos.



Autora Solange Galante autografa o livro para o Fumaceiro Major-Brigadeiro do Ar Damasceno 
Jornalista Solange Galante autografa biografia oficial do Cel Braga

Equipe da Fumaça junto com os filhos do Cel Braga

Fonte: EDA
Fotos: Sgt Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas