Esquadrilha da Fumaça comemora 63 anos com Encontro de Gerações de Fumaceiros

Panorâmica do hangar do EDA.
No ultimo sábado (16), foi realizado no Hangar da Esquadrilha da Fumaça, na Academia da Força Aérea em Pirassununga, o Encontro Anual de Gerações de Fumaceiros.
Traje de voo do Cel. Braga.

A cerimônia realizada para comemorar os 63 anos da Esquadrilha da Fumaça, contou com a presença de ilustres pilotos da aviação civil e veteranos que fizeram parte da Esquadrilha da Fumaça, dentre Oficiais, Graduados e Soldados.

Ao chegar na entrada do hangar da Esquadrão, fomos recepcionados pelos integrantes do EDA e, após preenchermos as fichas de atualização de cadastro, fomos convidados a adentrar pelo “Salão Histórico” da Esquadrilha da Fumaça; ao longe já era possível avistar o traje de voo do ilustre Coronel Antonio Arthur Braga, o “Braguinha” como era chamado pelos amigos, um belíssimo quadro pintado em homenagem a ele e diversos registros de tantas gerações da Esquadrilha.

Ao sair do Salão Histórico e adentrarmos no hangar, vimos o famoso North American T-6 Texan (PT-TRB), no qual o Cel. Braga voava pelos quatro cantos do Brasil, realizando suas cambalhotas.

No outro canto do hangar o Neiva T-25 Universal, aeronave que marcou o retorno dos fumaceiros, até então, como Esquadrão Cometa Branco.

Frente às duas aeronaves estava o A-29 Super Tucano, atual aeronave do EDA e que muito em breve será utilizado em sua estréia em demonstrações oficiais para o público.
Acima do A-29 Super Tucano, estava a tão esperada surpresa para todos nós, apaixonados pela história da Esquadrilha da Fumaça: dois legítimos T-27 Tucano, suspensos e de dorso, um ostentando as cores Vermelha e Branca (1983-2000) e o outro azul, verde e amarelo (2002-2013). Poder ver aquelas duas aeronaves, faz qualquer apaixonado pelo EDA voltar no tempo e ser criança.

Cmte. Thiago Sabino caminhando
 no pátio da AFA á caminho
dos hangaretes.
O Comandante Thiago Aguiar Sabino, fã da Esquadrilha da Fumaça desde menino, passou sua infância dentro do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa-MG (PAMA-LS) e depois na AFA, nos contou que na primeira demonstração do T-27 do EDA, que aconteceu no dia 08 de dezembro de 1983, um dia após seu aniversário. Como presente, seu pai, o Sr. Raul Rolien Sabino, que era então 1º Sargento da FAB, o levou até a AFA para poder assistir a primeira demonstração dos Tucanos no EDA durante o Aspirantado, aonde os cadetes entregam seus espadins ao término de sua formação de quatro anos de estudos e formação na carreira militar em três áreas: Oficial Aviador, Intendência ou Infantaria da Aeronáutica. Para o jovem Thiago, assistir a sua primeira demonstração, foi algo mágico e encheu os olhos daquela criança, alimentando ainda mais o seu sonho de ser aviador. Ao término da apresentação, seu pai o levou para ver as aeronaves mais de perto. O então menino ficou ali dependurado em uma grade, só observando as novas aeronaves vermelho e branco.

Em 2011, o Cmte. Thiago Sabino realizou um de seus grandes sonhos, ao lado do Cmte. José Luis Felício Filho: liderou por cerca de uma hora a Esquadrilha da Fumaça, á bordo de um ERJ-145 da Passaredo Linhas Aéreas, no qual nossa equipe esteve presente realizando a cobertura jornalística.

O Coronel Aviador da Reserva Ricardo Beltran Crespo, que pertenceu ao quadro de integrantes do EDA de 2002 a 2006, voando nas posições de ferrolho (#4) e Solo (#7), comentou em seu perfil no Instagram sobre a festa de Aniversário dos 63 anos do EDA.
Cel. Crespo e nosso Redator Titolivio, durante o
aniversário de 63 anos do EDA.
(Foto: Sgt Ribeiro / EDA)

- Em 2002, quando fui aprovado para compor o Esquadrão de Demonstração Aérea, nossa Esquadrilha da Fumaça, não imaginava o tamanho da dedicação e abnegação dos Técnicos (Graduados, Soldados), os "Anjos da Guarda" do EDA.

- Em 2015, a bela surpresa que prepararam, representando os 63 anos de existência desse Esquadrão ímpar da Força Aérea Brasileira, foi algo que reflete magnificamente o que é um trabalho de equipe bem feito. Todo o esforço deles para prepararem os dois T-27 Tucano (reais) e erguerem no dorso, fixando os dois aviões no teto do Hangar onde fica a casa dos Fumaceiros do presente, foi algo extremamente belo e perfeito! 

E continuou: - Quem puder visitar o EDA em Pirassununga na AFA vai entender bem essas minhas palavras.

Retorno às demonstrações

A Esquadrilha da Fumaça ainda não tem data prevista para o retorno das demonstrações. Porém, o que podemos adiantar é que os treinamentos estão a todo vapor e que muito em breve a nossa Esquadrilha da Fumaça estará riscando os céus do Brasil e do Mundo; fiquem tranquilos que quando for divulgado repassaremos a informação a todos os nossos leitores.


Maj. Franklin e o Cel. Farias após o voo no A-29 Super Tucano.


Texto e fotos: Titolivio de Oliveira
Revisão: Cel. Ricardo Beltran Crespo

Comentários

Parabéns a todos os integrantes da Esquadrilha da Fumaça pelos 63 anos de existência. Orgulho dos brasileiros.
Narriman disse…
Belíssima matéria Titolivio, gostei muito, retrata bem a imagem das lutas e conquistas e da garra da equipe do EDA. Parabéns a eles e a você também pelo conteúdo!!!

Postagens mais visitadas