Alunos da EPCAR conhecem esquadrões de caça no RJ

A turma, composta por 141 estudantes, também esteve no Museu Aeroespacial (MUSAL)
Simulador do F5
Conhecer as atividades da aviação de caça e a história da Força Aérea Brasileira (FAB). Esses foram os objetivos da viagem de estudos realizada na última semana (10 e 11/04) pelos alunos do 3º ano da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG). A turma, composta por 141 estudantes, esteve nas unidades aéreas de caça sediadas na Base Aérea de Santa Cruz (BASC) e, também, no Museu Aerospacial (MUSAL), ambos no Rio de Janeiro.

A programação foi iniciada com uma instrução sobre o 1º Esquadrão do 16º Grupo de Aviação (1º/16º GAV), realizada pelo Comandante, Tenente-Coronel Roberto Martire Pires. Ele fez uma explanação sobre a aeronave A-1M, sua capacidade tecnológica e operacional, e exibiu um vídeo demonstrando uma missão real de destruição de pista clandestina na Serra do Cachimbo, no Sul do Pará.
Visita ao Museu Aeroespacial
Logo após, o Comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), Tenente-Coronel Rubens Gonçalves, falou sobre a Unidade. Ele explicou a missão no emprego da aeronave F-5, sua aplicabilidade e as ações de ataque e supressão de defesa aérea inimiga. Os alunos conheceram o simulador de voo e acompanharam a decolagem da aeronave F-5.

Eles visitaram, também, o Museu Aeroespacial (MUSAL). Lá, foram recebidos pelo Diretor, Brigadeiro Márcio Bhering Cardoso, e puderam entrar em contato com a história e a trajetória da FAB ao percorrer as salas e hangares do museu que possui mais de 100 aeronaves em exposição.

O Aluno Anderson Matheus gostou muito da experiência. “Essa viagem trouxe a aviação para mais próximo da realidade do aluno da EPCAR. No MUSAL conhecemos melhor a história da FAB, o que ela foi no passado e o que ela é no presente", concluiu.


Fonte: Agência da Força Aérea

Comentários

Postagens mais visitadas