Acrobacia e Demonstração Aérea são temas de curso da Esquadrilha da Fumaça

Conceitos básicos sobre demonstração aérea e fundamentos do voo à baixa altura são alguns dos temas que foram abordados no “2º Curso Teórico de Acrobacia e Demonstração Aérea” que foi promovido na Esquadrilha da Fumaça nos dias 23 e 24 de abril. O público-alvo foi formado, principalmente, pelos novos pilotos que ingressaram no Esquadrão a partir de 2015, além dos outros aviadores que também assistiram novamente às aulas como forma de aprimoramento constante da missão.


O Comandante da Esquadrilha, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, destaca que a atividade aumenta o nível de conhecimento teórico sobre acrobacias, aprimorando a formação do piloto operacional em demonstração aérea. “As aulas proporcionam um embasamento teórico maior para facilitar o aprendizado prático. Dessa forma, os ensinamentos transmitidos diretamente de instrutor para aluno, durante briefings e voos, serão melhor assimilados, otimizando o processo de ensino e garantindo assim uma maior segurança operacional de voo”. 

O corpo docente foi composto por sete instrutores, sendo cinco deles Oficiais da Fumaça: quatro pilotos e um médico que abordou o tema “Fisiologia aplicada ao voo acrobático”. Dois instrutores foram convidados a participar do curso: o Coronel Aviador R1 Ricardo de Lima e Souza, ex-integrante da Fumaça que voou como Ala Esquerda Externa (5) e Isolado (7) entre 1999 e 2003, além de ter finalizado sua carreira militar como piloto de Ensaios em Voo do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos/SP; e o Major Engenheiro Fábio Almeida, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), também do DCTA. 

Outras informações pelo telefone da Seção de Comunicação da Esquadrilha da Fumaça: (19) 3565-7236.
Major Almeida apresenta aula sobre o tema "Mecânica de voo aplicada ao voo de acrobacia"
Tema "Conceitos básicos sobre demonstração aérea" é tema de aula ministrada pelo Major Garcia
Major Marcelo apresenta o tema "Fundamentos do voo à baixa altura"
Os convidados Cel R/1 Lima e Souza e Major Almeida com os pilotos da Esquadrilha da Fumaça

Fotos: Ten Cocate e Sgt Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas