Força Aérea da Colômbia apresenta helicóptero de ataque "Harpy IV"

O helicóptero sera implantado nas diversas fronteiras com a Colômbia, no menor tempo possível
O "Harpy IV", um helicóptero UH-60L Black Hawk modernizado na Colômbia em parceria com empresas israelenses será entregue pela Força Aérea Colombiana no Comando de Combate Aéreo Nº5, CACOM- 5, em Rionegro, Antioquia.

Este é o primeiro helicóptero da Força Aérea Colombiana que tem a capacidade de portar mísseis anti-tanque guiados da empresa israelense Rafael Advanced Defense Systems, com uma gama que vai desde o Spike NLOS com 25km de alcance, até o Spike ER, com 8 km de alcance e LR, com 4 km de alcance, além de sistemas eletrônicos de ultima geração, como o Toplite III e capacetes Anvis/Hud-24.
O "Harpy IV" apresenta melhorias substanciais em relação ao desenvolvimento anterior, chamado de "Arpia III", que só estava armado com foguetes LAU-19 de 70 milímetros e metralhadoras GAU-19 de 12,7 mm. A aposta inicial da FAC, é ter 12 desses helicópteros de ataque, com a possibilidade de aumentar para até 24 aeronaves, que seria dividido em três esquadrões de oito helicópteros cada um, a fim de ser implantado nas diversas fronteiras com a Colômbia, no menor tempo possível. (Carlos Vanegas, correspondente na Colômbia do grupo Edefa).


Fonte: Defensa
Fotos: Departamento de Comunicações Estratégicas da FAC
Tradução Aero Latina

Comentários

Postagens mais visitadas