Warbird News: P-51D Mustang retorna aos céus após 12 anos de ausência

O Museu pretende realizar sua estreia em voo, dia 28 de fevereiro. Deve ser um grande evento, com outros Mustang’s voando naquele dia também

O Museu do Ar de Palm Springs, na Califórnia, acaba de comemorar o retorno aos céus de seu P-51D Mustang, S/N 44-74908, após passar 14 meses realizando trabalhos de restauração em Chino.

O Mustang saiu da linha de produção no dia 8 de julho de 1945; tarde demais para ver um combate na Segunda Guerra Mundial. Ela se tornou um dos cem Mustang's vendidos para a Real Força Aérea Canadense (RCAF), nos dias do pós-guerra, antes dos jatos entrarem em cena e tomarem o seu lugar. Ele se juntou ao 402º Esquadrão "City of Winnipeg", uma das unidades auxiliares da RCAF, servindo até um pouso forçado no campo de um agricultor e colocá-lo definitivamente "para o pasto" para o restante de seu serviço canadense. Foi, provavelmente, o acidente que o salvou de ser destruído e “virar panela”, como ele entrou em armazenagem, em vez de serem vendidos para uma das força armadas da América do Sul como uma série de Mustang's da RCAF. O lutador, eventualmente, passou por uma série de civis, propriedades sediadas nos Estados Unidos, antes de Bob Pond adquiri-lo em 1990, para o seu museu, que agora é conhecido como o Air Museum Palm Springs. Ele voou até 2002, quando o museu decidiu deixa-lo no chão devido a problemas em sua manutenção.

Há alguns anos, o museu decidiu pintá-lo para representar um exemplar que era pilotado pelo tenente-coronel Robert J. Friend, um dos mais famosos Tuskegee Airmen. Ten. Cel. Friend tornou-se um grande defensor do museu ao longo dos anos, por isso era natural que esse Mustang torna-se o "seu Mustang”. Mais recentemente, o museu decidiu que eles realmente queriam ter o P-51 voando novamente, então eles contraíram uma empresa em Chino, Califórnia, para restaurar a aeronave. A restauração viu o Warbird desmontado em seus menores componentes antes de uma reformulação total. Ele parece impecável, agora, com uma pele de alumínio polido, e tendo a arte do nariz para "Bunny", aviões do coronel Friend. Ela voou de novo pela primeira vez em mais de 12 anos, no dia 09 de fevereiro, depois de trabalhar fora de seu horário de expediente, Matt Nightingdale, que desempenhou um grande papel em sua restauração, voou o Mustang durante a curta distância de Chino á Palm Springs em 17 de fevereiro. O Air Museum Palm Springs irá adicionar alguns sinos e assobios para a aeronave durante a próxima semana, antes que ela seja revelada ao público no dia 27 de fevereiro. O Museu pretende realizar sua estreia em voo, dia 28 de fevereiro. Deve ser um grande evento, com outros Mustang’s voando naquele dia também. Coronel Friend estará presente, juntamente com um colega aviador Tuskegee, Rusty Burns.

Aqui está o vídeo da volta do Mustang para o Air Museum Palm Springs.


Quem quiser saber mais sobre a restauração deste Mustang, consulte a página do Facebook AQUI



Fonte: Warbirds News
Tradução: Revista Aero Latina

Comentários

Postagens mais visitadas