KC-390 da Embraer faz primeiro voo


O KC-390, maior avião projetado no Brasil, fez seu primeiro voo nesta terça-feira (3), de acordo com o Ministério de Defesa.

O avião decolou pela manhã, da fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). O primeiro voo foi feito com dois pilotos de teste e dois engenheiros da Embraer.

O KC-390 é resultado de acordo de US$ 2 bilhões de dólares firmado em 2009 com a Força Aérea Brasileira (FAB), envolvendo a montagem de dois protótipos. 

Em maio de 2014, a FAB assinou contrato firme de R$ 7,2 bilhões por 28 unidades do cargueiro, que substituirão as aeronaves C130 Hércules na frota da Força Aérea.

26 toneladas de carga, a 870 quilômetros por hora

O KC-390 é uma aeronave de transporte de tropas e cargas e de abastecimento em voo. O avião também pode realizar missões como busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras. A aeronave é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 870 quilômetros por hora.

"É um projeto de Estado. Tudo aquilo que fazemos com aqueles velhos (cargueiros) Hércules que estão se aposentando no mundo inteiro poderemos fazer com o KC-390", afirmou em discurso o ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, referindo-se aos aviões fabricados pela norte-americana Lockheed.


Fonte: UOL Economia

Comentários

Postagens mais visitadas