B-52H: O Retorno do "Ghost Rider"

Apelidado de "Ghost Rider" (Motoqueiro Fantasma), o “007” foi operado pela ultima vez com o 5º Esquadrão de bombardeiros baseado na Base Aérea de Minot
Pela primeira vez, um B-52 é restaurado a partir de Boneyard Tucson. (Foto: Davis Monthan AFB)
Pela primeira vez, um Boeing B-52 Stratofortress saiu do cemitério de volta para o céu novamente. O bombardeiro veterano decolou da Base Aérea Davis-Monthan, em Tucson, Arizona, pela primeira vez após a sua restauração na ultima sexta-feira, dia 13 de fevereiro. Técnicos do 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (Grupo de Regeneração e manutenção Aeroespacial), também conhecido como AMARG, rebocou o B-52 do pátio de armazenamento em massa ao lado de Davis-Monthan durante o ano de 2014 para substituir uma aeronave danificada na frota ativa que a Força Aérea Americana considerou inviável o seu reparo.
Alguns dos treze B-52Hs no armazenamento de nível 1000 do AMARG, em março de 2014. (Foto: Richard Mallory Allnutt)
O Stratofortress recém-restaurado possui número de série 61-0007, tinha sido armazenamento em nível 1000 ao lado de outros doze B-52Hs pela AMARG. Ao contrário de outras aeronaves em nível 1000, ou de “armazenamento inviolável” onde uma célula é mantida segura e preservada sem perder nenhuma peça, estes bombardeiros são cuidados de forma muito mais detalhada e cuidadosa pela AMARG. Cada Stratofortress neste pequeno grupo tem seu próprio responsável na base, cuja principal responsabilidade é monitorar sua saúde de forma regular e rapidamente interceder quando é necessária manutenção. Esta prática tem mostrado claramente o seu valor, a julgar pelos poucos meses que levaram para retornar a aeronave em condições de voo após anos de armazenamento.

Apelidado de "Ghost Rider" (Motoqueiro Fantasma), o “007” foi operado pela ultima vez com o 5º Esquadrão de bombardeiros baseado na Base Aérea de Minot antes de ir para o armazenamento em meados dos anos 2000. A equipe AMARG o selecionou para a regeneração porque, dos treze B-52Hs no armazenamento, ela estava em melhores condições e apresentava as menores horas de estruturais. Na verdade, ele está em tão boa forma que os membros de sua equipe de manutenção perceberam que o “Motoqueiro Fantasma” era melhor estruturalmente do que muitos B-52Hs ativos atualmente.

"007 - Ghost Rider" no armazenamento do AMARG em março de 2014 durante uma visita do WarbirdsNews. (Foto de Richard Mallory Allnutt)
“Motoqueiro Fantasma” esteve presente no AMARG em março de 2014, quando a equipe do site americano WarbirdsNews visitaram a instalação e registraram a aeronave para mostrar como ela era então.Técnicos do 309th (responsável pela B-52 manutenção de nível de depósito) rapidamente devolveu o bombardeiro de volta para o céu. Ela partiu de Davis-Monthan ontem para a Base Aérea de Barksdale perto de Bossier City, Louisiana. O Coronel Keith Schultz, comandante do Grupo de Operações 307 em Barksdale comandou o voo. Ele tem voado B-52 desde 1980, e é o "último dos Tall-Tail" pilotos da ativa que voa a Stratofortress; "Tall-Tail" é o apelido para modelo anterior do B-52s que possuía estabilizadores muito mais alto do que os modelos G e H. Cel Schultz tem mais de 7.000 horas de B-52s.

Enquanto na Base Aérea de Barksdale, membros da 76th Aircraft Maintenance Group (76th AMXG) da Tinker AFB iram remover modificações em relação ao B-52 danificado que “007” ira substituir e transferi-los para a fuselagem do recém restaurado. Ao mesmo tempo, as equipes de manutenção de Barksdale irá inspecionar a estrutura e reparar se necessário. Uma vez que esses detalhes serão completos no final de 2015, “Ghost Rider” vai voar para Tinker AFB em Oklahoma City, Oklahoma para o Programa de Manutenção de Deposito para trazê-lo para a linha de voo com o resto da frota. Aos 50 anos de idade, o bombardeiro é esperado para retornar a ativa em 2016.

O "Ghost Rider" decolando de Davis-Monthan AFB na sexta-feira, 13 de janeiro com destino a Barksdale AFB em Louisiana. (Foto USAF)


Fonte: WarbirdsNews

Tradução: Revista Aero Latina

Comentários

Postagens mais visitadas