Museu Aeronáutico em São Paulo: Um projeto embrionário!

Aeronave anfíbia Savoia-Marchetti S.55 "Jahu" que pertence a Fundação Santos Dumont e foi restaurada e é o único exemplar no mundo e hoje esta exposto no Museu TAM em São Carlos-SP
Em uma reunião na quinta feira, dia 29 de janeiro, às 14 horas, no COMAR IV, São Paulo, um seleto grupo iniciou conversações sobre a instalação de um museu de aviação naquela capital. O projeto foi apresentado pelo Comandante do IV COMAR, o Major Brigadeiro Damasceno , que expôs detalhes e perspectivas desta grande empreitada.


Na platéia estavam representantes da Fundação Santos Dumont, Aeroclube de São Paulo, Associação de Pilotos de Helicópteros, Polícia Militar , revistas de aviação e outras entidades . Uma importante presença foi a de João Amaro, fundador e diretor do Museu da TAM, em São Carlos.
Bilheteria do Museu TAM em São Carlos-SP.
Projeto

A idéia embrionária é transferir o acervo do Museu da TAM para uma área sob jurisdição do Comando da Aeronáutica, localizada junto ao HASP (Hospital da Aeronáutica de São Paulo). Esta é uma área de 110 mil m² e cerca de 40% seriam destinadas a estrutura física do museu e áreas de conveniências . Uma grande estrutura com lojas, praça de alimentação, entretenimento, biblioteca e pesquisa; uma área tanto para se passar um dia inteiro apreciando a aviação e tudo que a envolve e/ou estudando o desenvolvimento das tecnologias aeroespaciais.

Acervo
Museu TAM: Com mais de 20.000 m2 de área, mais de 90 aeronaves e com a chancela de ser o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada.
O acervo deste museu será formado pelo atual Museu em São Carlos, unidades excedentes do Museu da Aeronáutica do Rio de Janeiro e outras unidades espalhadas pelo país, à espera de um resgate histórico. Também se prevê a incorporação de itens relativos à nossa indústria aeronáutica, notadamente Embraer e Neiva. Nas palavras do Cel. Flemming , porta-voz da ABRAPHE “há que se pensar também sobre a conservação de unidades históricas em monumentos espalhados em praças públicas pelo país, sofrendo processo de deterioração e posterior descarte. São unidades passíveis de um estudo visando sua integração a um museu”. Flemming também lembrou que “é de extrema importância a questão da perenidade do projeto, a certeza de que o Museu sobreviverá para as gerações futuras”. Sobre este assunto temos em um passado não muito distante o desmantelamento do Museu Aeronáutico de São Paulo, que funcionava no Parque do Ibirapuera. Vários itens históricos acabaram sendo perdidos.
Museu Aeroespacial sediado no Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro,  possui um grande acervo de aeronaves porém sofre com a falta de espaços para expor novas aeronaves.
Financiamento

Este é, sem dúvida, o maior entrave para a decolagem do projeto. A construção de uma obra desta magnitude exigirá um aporte de grande vulto e uma vontade política para sua execução. Infelizmente, não podemos afirmar que o país tenha um reconhecido histórico de preservação de nossa história, nossos museus sofrem constantemente com a necessidade de doações e serviços de conservação e manutenção.

Sem dúvida, este projeto é um grande desafio para a aviação brasileira, as adversidades exigirão alguma genialidade e muito empenho de todos os envolvidos. Mas como disse Santos Dumont “na luta pelo progresso, só vale o sucesso.” Busquemo-lo pois !


Texto: Reinaldo Neves

Fonte: Asas Metálicas 

Comentários

Finalmente, uma luz no fim do tunel...
Nada melhor do que um aeródromo, para se instalar um museu aeronáutico. E Marte é sem dúvida o melhor local para o MUSEU AERONÁUTICO DE SÃO PAULO. Além de atender essa necessidade urgente, pois hoje nada temos na capital e arredores, terminaria de vez com a ganancia de políticos interessados em explorar, em benefício próprio, é claro, a área em questão. VAMOS LÁ ENTUSIASTA E AMANTES DA AVIAÇÃO. VAMOS NOS MOBILIZAR E APOIAR ESSA INICIATIVA
JOSÉ ANTONIO ELOY DA ROCHA
jaer@ig.com.br
ANTONIO RIBEIRO disse…
E os campos de futebol amador? Não haveria possibilidade da construção de estádio modesto, com iluminação, dividindo a ocupação entre os clubes, incluindo jogos noturnos?

Postagens mais visitadas