Bicampeão mundial de Fórmula 1 visita AFA e Esquadrilha da Fumaça

Dono de dois títulos mundiais da Fórmula 1, o mais disputado do automobilismo, e inúmeras façanhas em sua carreira, Emerson Fittipaldi esteve nesta segunda-feira (17/11) na Academia da Força Aérea (AFA), onde visitou o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) e ministrou palestra ao efetivo e Cadetes. Na Esquadrilha da Fumaça, ele assistiu a uma apresentação sobre o Esquadrão ministrada pelo Comandante do EDA, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso. Depois conheceu o Salão Histórico e as aeronaves A-29 Super Tucano.


Durante a palestra para a AFA, das corridas de kart à sua primeira competição em uma moto modificada por ele mesmo, vitórias internacionais e empreendimentos, o esportista trouxe ao público a trajetória da sua carreira, revelando momentos de dificuldades e de superação, contando, ainda, o seu sonho de infância em ter sido piloto militar de caça, tema que não deixou de usar para ilustrar como é a vida nas pistas de corrida. "Deus me levou para outro caminho, mas sempre admirei e acompanho o desenvolvimento da Força Aérea Brasileira", citou o ex-piloto.


Intitulada "O esporte como superação no dia a dia e na minha vida", Emerson Fittipaldi falou da sua experiência como piloto, situações adversas e a importância de se adaptar ao novo. Campeão também da Fórmula Indy em 1989, nos EUA, e vencedor das 500 milhas de Indianápolis em 1989 e 1993, contou que mesmo vencendo é preciso buscar novos desafios. Se tivesse se conformado com o término da sua carreira como piloto na Fórmula 1, jamais teria tido a experiência da Fórmula Indy, contou Emerson.

Características apontadas por Fittipaldi como as de sucesso foram percebidas pela Cadete Aviadora Silvia Helena de Medeiros Dantas, do terceiro ano e natural de Natal, no Rio Grande do Norte, onde correu de kart dos sete aos 14 anos de idade. "Como militares, muitas situações podem nos desanimar, mas temos que saber que nenhuma adversidade pequena, como as do dia a dia, devem tirar o brilho dos nossos olhos. A grande mensagem do senhor Emerson Fittipaldi é a de dedicação, empenho e perseverança, pois um dia as tribulações vão passar e nós vamos vencer", destaca a Cadete.

De acordo com o Coronel Intendente André Luiz, a maioria dos cadetes que assistiram à palestra tinha dois ou três anos de idade quando Fittipaldi parou decorrer. Ainda sim, segundo ele, todos o conheciam. "Todos já ouviram falar da lenda Emerson Fittipaldi e os ensinamentos aqui trazidos hoje serão muito úteis para as suas carreiras", afirmou o Chefe da Divisão Administrativa da AFA.

Para o palestrante, a Força Aérea Brasileira é um exemplo a ser seguido para o futuro do país. "É uma honra e um orgulho muito grande estar na Academia da Força Aérea. Como eu sempre digo: se o Brasil seguisse o que a FAB tem de organização, disciplina, preparação e instrução, nós teríamos outro Brasil pela frente".


Ten Cel Gobett apresenta o Esquadrão para Emerson Fittipaldi
Emerson Fittipaldi na Esquadrilha da Fumaça
Visitante conheceu o Salão Histórico
Emerson Fittipaldi conhece a aeronave A-29 Super Tucano da Fumaça
Equipe da Fumaça com Emerson Fittipaldi

Texto: Ten Lemos (AFA) / Fotos: Sgt Ribeiro e Sgt Gaedcke
Fonte: EDA

Comentários

Postagens mais visitadas