Pacientes do Hospital da Criança visitam o Museu Aeroespacial


Dez pacientes mirins do Hospital da Criança embarcaram em uma viagem para lá de ´espacial´. Eles visitaram o Museu Aeroespacial da Força Aérea Brasileira, localizado no Campo dos Afonsos, na Zona Oeste do Rio. Acompanhadas de pais e parentes, as crianças - que fazem tratamento oncológico na unidade estadual de Saúde de Vila Valqueire -, tiveram a oportunidade de conhecer o amplo acervo de aeronaves exposto nos hangares do museu, além de coleções históricas de pioneiros da aviação.

Todos também assistiram à animação educativa "O Menino que queria voar" e puderam entrar na aeronave Boing 737 - Presidencial, que apoiou o transporte de Presidentes da República no período de 1976 a 2010.

A excursão foi a convite do Museu Aeroespacial e integra a programação da "8ª Primavera dos Museus", semana de eventos do calendário oficial do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que ocorre entre 22 e 28 de setembro e tem o objetivo de estimular a visitação a museus pelo país.

"O objetivo é oferecer aos jovens pacientes do Hospital da Criança um passeio lúdico e educativo, baseado em um patrimônio cultural brasileiro. É uma visita que diverte e fascina as crianças porque elas têm a possibilidade de ver aviões históricos de perto e ainda de entrar em uma aeronave. Também ajuda a despertar o interesse dos pequenos pela aviação e pela história do país", explicou a chefe da Divisão de Museologia do Museu Aeroespacial, tenente-coronel Sahara Burity Fernandez Cyrino.

Com seis anos de idade, Elison Costa de Freitas, que faz tratamento de leucemia no Hospital da Criança há pouco mais de um ano, aprovou a experiência de visitar o interior do Boing 737. "Nunca tinha entrado em um avião e gostei de ver como é por dentro. Também achei o filme de animação muito legal. Fiquei feliz com o passeio".


Fonte: Jornal do Brasil via NOTIMP FAB

Comentários

Cmte. Marcicano disse…
Isso é bom demais. Parabéns pela iniciativa.

Postagens mais visitadas