Integrantes da Esquadrilha da fumaça participarão do aniversário do Esquadrão Joker

A aeronave do EDA chegou a Natal no final da manhã desta quinta-feira, para as comemorações dos 61 anos do Esquadrão Joker. 

O Esquadrão Joker (2º/5º GAV) comemora nesta sexta-feira (19), 61 anos de histórias e recebeu nesta quinta-feira (18), um ilustre visitante para participar das comemorações, um A-29B Super Tucano, isso mesmo, um Super Tucano se uniu com os demais A-29 do Joker, só que o visitante pertence ao Esquadrão de Demonstração Aérea, a nossa Esquadrilha da Fumaça.


O Super Tucano decolou da Academia da Força Aérea em Pirassununga-SP com destino a Base Aérea de Natal em Parnamirim-RN. No comando do A-29B do EDA estavam os pilotos, Maj. Av. Ubirajara Pereira COSTA Jr e o Cap. Av. GLAUBER Lage Moreira Claver Silva, ambos ocupam a posição de numero #3, Ala Esquerda voando ao lado do Líder da Esquadrilha Ten. Cel. Av. Marcelo GOBETT Cardoso.

História do Joker
"O Avestruz representa o velho Caçador da Itália ferido em combate empenhado em transmitir todos os seus conhecimentos para o aluno e o Pinguim representa o aluno."
A história do Esquadrão Joker tem origem no 3º/1º Grupo de Aviação de Caça, com as aeronaves F-47 ”Thunderbolt”, o qual foi transferido da Base Aérea de Santa Cruz (RJ) para o Campo Parnamirim (RN). Sua bolacha também tem origem no 3º/1º GpAvCa (ESPC). Neste emblema, o avestruz representa o velho instrutor transmitindo ao estagiário, representado pelo pinguim, a ordem, a disciplina, a perseverança e as tradições de um passado escrito com ferro, sangue e fogo nos céus da Itália, pelo 1° Grupo de Aviação de Caça.

Demonstrações do EDA continuam suspensas

Lembramos que a Esquadrilha da Fumaça está com suas demonstrações suspensas, tendo em vista a substituição da aeronave T-27 Tucano pelo A-29 Super Tucano. O processo teve início no ano de 2013 e, atualmente, toda a adaptação à aeronave e desenvolvimento dos displays de demonstração pela equipe estão, praticamente, finalizados.

Contudo, adequações técnicas necessárias em alguns sistemas das aeronaves estão sendo implantadas a fim de possibilitarem a realização dos voos de demonstração, motivo pelo qual a agenda do EDA permanece suspensa por período indeterminado.


Texto: Titolivio de Oliveira 
Fotos: Johndson Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas