Airbus cria óculos de realidade virtual para aviões

A Airbus registrou uma patente para embutir óculos de realidade virtual nas poltronas de aviões. A patente descreve a experiência como "isolamento sensorial"
Interior do avião Airbus A350
Interior do Airbus A350: A empresa patenteou sistema de realidade virtual para assentos. (Divulgação)
A Airbus, uma das maiores fabricantes de aviões comerciais do mundo, quer mudar a maneira como voamos. Convenhamos, viajar é legal, mas voar é uma experiência chata (a não ser que seja na primeira classe). É preciso passar horas sentado em cadeiras espremidas sem muito que fazer.

Mas a Airbus registrou uma nova patente no escritório de patentes dos Estados Unidos. Ela descreve um capacete de realidade virtual para ser usado dentro de um avião.

O termo usado pela Airbus no registro da patente é “isolamento sensorial”. Em resumo, a ideia é uma espécie de capacete acoplado à poltrona do avião.
Patente de óculos de realidade virtual registrada pela Airbus
Realidade virtual à bordo: imagem dos óculos patenteados pela Airbus. (Reprodução)
O capacete pode ser puxado das cadeiras para cobrir a parte superior da cabeça dos passageiros. Junto com o visor, a Airbus descreve um fone com isolamento acústico, além de uma máquina para criação de cheiros artificiais.

Um teclado também poderia ser usado para que o passageiro realizasse trabalhos. Também estariam disponíveis filmes, que poderiam ser vistos em 3D.

Assim como em qualquer outro caso, um registro de patente não significa que a ideia de fato chegue ao mercado. De qualquer maneira é interessante pensar que um capacete de realidade aumentada pode ser a salvação para aqueles que morrem de medo de voar.


Fonte: Exame

Comentários

Postagens mais visitadas