Esquadrilha da Fumaça anuncia dois novos pilotos para sua equipe


O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) divulgou o nome de dois novos pilotos para sua equipe, a partir de 2015, na manhã do dia 18 de junho. Durante um voo de instrução para Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), em uma formatura de quatro aeronaves T-27 Tucano, o Capitão Cléryson Wander Texeira e o Tenente Lucas Pacheco Yoshida foram surpreendidos com a interceptação de dois A-29 Super Tucano da Esquadrilha. A notícia foi anunciada pelos pilotos da Fumaça por meio da fonia do avião.


No hangar do EDA, a equipe estava ouvindo o anúncio ao lado do Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida, que também se comunicou com ambos, informando que todos estavam na pista os esperando para parabenizá-los. Quando as aeronaves pousaram, os pilotos receberam a homenagem. “Chegaram a hora de vocês, que são militares exímios e merecem essa aprovação, pelo bom trabalho que realizam na AFA”, ressaltou o Brigadeiro.

Muito emocionado, Capitão Wander salientou que já tinha o desejo de fazer parte do EDA há muito tempo. “Desde que comecei a trabalhar na AFA há seis anos, eu já sonhava com esse momento. Não tenho palavras para agradecer a confiança que tiveram em mim. Já tive a oportunidade de pilotar o avião de apoio, C-95 Bandeirantes, na missão da Esquadrilha para o Uruguai, em março de 2013, e ali tive a certeza de que queria entrar para o grupo um dia”. Nascido em Ipatinga (MG), o Capitão Wander trabalha, atualmente, como Assistente do Comandante da AFA.

Esquadrilha intercepta aeronaves T-27 Tucano pilotadas pelos novos integrantes da Fumaça.

O Tenente Yoshida, de Votuporanga (SP), que exerce a função de Chefe da Subseção de Instrução do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA desde o início deste ano, ressaltou que foi surpreendido com a notícia. “Eu realmente não estava esperando ser interceptado pelas aeronaves da Fumaça. Fiquei muito feliz com a notícia que chegou pela fonia do avião. Agradeço a cada um da equipe que confiou no meu trabalho e pretendo atender às expectativas depositadas em mim”.

Ambos completam o time de pilotos do EDA no momento em que dois aviadores veteranos se despedem da Fumaça por estarem em seu último ano: o Major Iramar Renó Faria e o Major Marcelo Franklin Rodrigues. Piloto da posição de número 4, Ferrolho, Major Renó integrou a Esquadrilha em 2009 e é Chefe da Seção de Comunicação Social. Já o Major Franklin, que já atuou como Ala Direita e, atualmente, voa na posição de número 7, está há seis anos no Esquadrão e é o Chefe da Subseção de Planejamento, Controle e Estatística, da seção de Operações.


Equipe ouve o anúncio de novos pilotos da Fumaça pela fonia
Equipes da Fumaça e da AFA aguardam os novos pilotos do Esquadrão pousarem suas aeronaves
Aeronaves da Fumaça se preparam para pousar em frente ao hangar do Esquadrão
Capitão Wander, novo piloto da Fumaça, é recebido pelos Comandantes da AFA e da Fumaça
Comandante da AFA, Brig Carlos Eduardo, parabeniza Ten Yoshida
Equipes da Fumaça e da AFA parabenizam Capitão Wander pelo anúncio
Ten Yoshida é cumprimentado por piloto da Fumaça
Equipes da AFA e da Esquadrilha da Fumaça

Comandante da Fumaça, TCel Gobett, dá boas-vindas aos novos pilotos do Esquadrão
Pilotos da Fumaça que fizeram a interceptação, Maj Escobar e Cap Garcia, ao lado dos novos pilotos
  
Equipe que esteve presente na interceptação das aeronaves da Fumaça
Equipes da Esquadrilha da Fumaça e da AFA

Fotos: Ten Cocate e SO Queróis
Fonte: EDA

Comentários

Postagens mais visitadas