Esquadrilha da Fumaça anuncia dois novos Fumaças Honorários


Ao comemorar 62 anos de história, a Esquadrilha da Fumaça anunciou mais dois novos “Fumaças Honorários” no dia 17 de maio. O título, criado em 1996, reconhece aqueles que prestam relevantes serviços ao Esquadrão de forma amiga, desinteressada e honesta, nas mais diversas situações. São eles: a zeladora do hangar da Esquadrilha, Cenira Rodrigues Oliveira, e o Chefe da Divisão Técnica do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), Coronel Aviador Edgard Vale Ribeiro.


Ao entregar o título aos novos Fumaceiros, o Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, saudou-os: “sejam bem-vindos à Família Fumaceira. O tempo se encarregou de provar o que vocês significam para nós. A simplicidade, pró-atividade e boa fé em suas ações – totalmente desvinculadas de qualquer interesse que não fosse o bem do Esquadrão – justificaram a decisão unânime em contemplá-los com essa comenda. Ficamos honrados em escrever seus nomes em nossa Galeria dos Fumaceiros”.

Há 13 anos, Cenira cuida de toda a organização e limpeza das instalações do EDA, proporcionando um ambiente agradável para todo o efetivo. Seu comprometimento nas atribuições diárias foram notórios ao longo dos anos, despertando a admiração de todos para o fato de que, sozinha, realiza seu trabalho com eficácia em todo o hangar. Muito emocionada, ela agradeceu o título recebido. “Estou muito feliz pelas pessoas da Fumaça terem acreditado em mim. Agradeço a amizade com que me tratam no Esquadrão, pois me lembro com carinho de todos os que já passaram por aqui, os militares atuais e aqueles com os quais ainda vou trabalhar”.

O Coronel Vale destacou-se na área logística pelo empenho nas ações referentes à desativação da aeronave T-27 Tucano, bem como à entrega das aeronaves A-29 ao Esquadrão. Além disso, seu apoio foi primordial nos momentos em que a Fumaça necessitou de disponibilidade da frota de aviões e muitas horas a serem voadas durante o “Programa de Implantação dos A-29 Super Tucano no EDA”. Ao receber a comenda, o Coronel Vale ressaltou a importância de ter recebido a homenagem. “Eu tenho muito orgulho de contribuir e trabalhar, atualmente, para que a Fumaça continue obtendo sucesso. Quando o Esquadrão decola ou aparece na mídia, por exemplo, eu sempre digo: contribuí de alguma forma para que a Esquadrilha da Fumaça continue voando cada vez mais. E a gente quer ver a Esquadrilha voando cada vez mais alto, sempre”.

NOTA DA REDAÇÃO: Gostaríamos de parabenizar os novos "Fumaças Honorários", pela maravilhosa condecoração. Ficamos muito felizes em saber que a Sra. Cenira recebeu este titulo tão honrado e gratificante oferecido pela Esquadrilha da Fumaça, todos que tem oportunidade de visitar o EDA durante a semana de rotina dos fumaceiros tem a honra de conhece-la, uma pessoa extremamente simpática que cuida com muito carinho do Hangar da Fumaça, Parabéns Cenira!!!



Zeladora Cenira recebe título de "Fumaça Honorário" das mãos do Comandante do EDA, Ten Cel Gobett
Ten Cel Gobett entrega comenda "Fumaça Honorário" ao Cel Vale

Fonte: EDA
Fotos: Sgt Gaedcke e Ten Cocate

Comentários

Postagens mais visitadas