Airbus apresenta protótipo do 1º avião elétrico com fins comerciais

Protótipo de avião totalmente elétrico faz seu primeiro voo público em Bordeaux, na França
Protótipo de avião totalmente elétrico faz seu primeiro voo público em Bordeaux, na França.
Paris - O consórcio europeu Airbus apresentou, nesta sexta-feira (25), o primeiro protótipo de avião totalmente elétrico com fins comerciais, o e-Fan. A aeronave fez seu primeiro voo público em Bordeaux, na França.

O e-Fan é um avião-escola e servirá de expoente tecnológico e teste para possibilitar, nos próximos anos, o desenvolvimento de aviões comerciais totalmente elétricos, disse a Airbus em comunicado.

"Esses modelos ajudarão num contexto de respeito ao meio ambiente e, no longo prazo, desembocarão em tecnologias mais econômicas e eficientes", afirmou o diretor de Tecnologia e Inovação do grupo Airbus, Jean Botti.

A pequena aeronave tem dois lugares, 6,7 metros de comprimento, 9,5 metros de envergadura e foi construída em fibra de carbono. Ela é movida por dois motores, alimentados por baterias de lítio-íon polímeros de 250 volts.

Capaz de alcançar 220 km/h, o modelo não tem uma grande autonomia, o que o torna ideal para voos curtos, de 45 minutos a 1 hora, disse Botti. O e-Fan se adapta a missões como a formação de pilotos, rebocamento de aviões ou acrobacias, acrescentou.

O ministro de Economia e Indústria da França, Arnaud Montebourg, disse que considera esse avião "a primeira etapa do setor para uma produção de gerações sucessivas de aviões elétricos de tamanho cada vez maior, até que sejam construídos aviões de grande porte totalmente elétricos nos próximos 20 anos".

"É uma nova revolução na aviação civil que está sendo preparada", afirmou o ministro. O projeto contou com apoio público.

Fonte: EFE via UOL Economia 

Comentários

Postagens mais visitadas