TAM troca Star Alliance por OneWorld e amplia oferta mundial

Japan Airlines, Malaysia Airlines, AirBerlin e SriLankan são algumas das novas parcerias comercias da TAM. A regra para troca de milhas permanece a mesma



São Paulo – A partir de hoje os passageiros da TAM poderão compartilhar voos e milhas com as outras companhias aéreas que pertencem a OneWorld, graças a aliança comercial fechada hoje pela TAM com a bandeira.

Com a parceria a TAM adiciona 45 novos destinos internacionais a sua rede, com conexões de voos de grandes companhias nos Estados Unidos, Europa e Ásia, como a American Airlines, Iberia, British, Airberlin, Japan Airlines, Malaysia e Qatar Airlines.

Até ontem, a companhia aérea tinha como parceira comercial a Star Aliance. A troca da aliança é mais um passo da companhia para a integração dos negócios com a chilena Lan, para a criação da LATAM, em 2012.

A LAN Airlines, incluindo suas filiais na América Latina, já é membro da OneWorld desde 2000.



“A TAM é agora um grupo internacional e a estratégia tem de ser pensada como tal”, afirmou Marco Antonio Bologna, presidente da TAM S. A. “Há tempos analisamos as opções e vimos que a OneWorld oferece as melhores opções de parceria para continuarmos crescendo”, disse.

Segundo Bologna, a nova aliança irá proporcionar conexões diretas com os três principais destinos internacionais esco9lhidos pelos brasileiros: Miami, Nova York e Londres.

“Além disso, vamos incluir destinos inéditos para a TAM, como Austrália, Rússia e Japão, além do Golfo Pérsico e Índia, dois destinos muito procurados e que mantém parceria apenas por meio dessa aliança”, afirmou Bologna.

A demanda maior no Brasil por voos corporativos e a lazer para regiões na Ásia nos últimos anos também pesou na decisão.
Onze parcerias comerciais que a TAM mantinha com empresas de aviação que eram da Star Alliance serão mantidas – entre elas a da Lufthansa.



Milhas

Os pontos que os passageiros da TAM já possuem no TAM Fidelidade poderão agora ser usados para compra de passageiros para alguns dos destinos incluídos nas rotas da companhia, por meio da aliança.

No mês de maio de 2014, a companhia irá oferecer pontos em dobro para todos os seus membros que voarem com as companhias parcerias da aliança. As regras para trocas de pontos é exatamente a mesma, garante a empresa.

Integração

A integração da LAN com a TAM já passou por três fases nesses dois últimos anos, incluindo a de sinergias comerciais, ajuste de frotas e redução de custos.

“Muita coisa já foi concluída, mas ainda faltam ajustes nas áreas de sistemas, processos e cultura das entre as duas companhias”, disse Bologna.

De acordo com ele, o plano de manter as duas marcas – LAN E TAM - operando de maneira independe segue adiante. 



Fonte: Exame
Fotos: Divulgação / TAM

Comentários

Postagens mais visitadas