Esquadrilha da Fumaça realiza deslocamento para a Base Aérea de Natal


Durante o período de 15 de março a 2 de abril, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) se desloca para a Base Aérea de Natal (BANT), localizada no Rio Grande do Norte. O grupo é composto de 43 militares, sendo pilotos, mecânicos e equipe de apoio, além de um representante da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), que irá conceder suporte técnico. O transporte da equipe foi realizado com nove aeronaves A-29 Super Tucano e um C-130 Hércules do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte Aéreo, da Base Aérea do Galeão, Rio de Janeiro (1º/1º GT).

O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, ressalta que o objetivo da missão é o treinamento dos pilotos, das equipes de manutenção e de apoio logístico em deslocamentos à longa distância, o intercâmbio de experiências entre as equipes do EDA e do 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação (2º/5º GAV) que opera a aeronave Super Tucano há mais tempo na Força Aérea Brasileira, a prática de procedimentos de emergência no simulador de soo do A-29, existente na BANT, e a realização de treinos operacionais ao nível do mar. Vale destacar que a Base apresenta uma pista de uso exclusivo militar para emprego operacional, a qual será utilizado pela equipe do EDA.

Essa missão é mais uma que acontece fora da sede do Esquadrão, Pirassununga (SP), após o início do “Programa de Implantação da Aeronave A-29 Super Tucano na Esquadrilha da Fumaça”. A primeira aconteceu na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, em dezembro de 2013, para treinos em elevada altitude. É importante salientar que os treinamentos em questão não serão abertos ao público, e que a Esquadrilha ainda não tem uma data prevista de retorno da agenda de demonstrações.

Equipe participa de briefing para o deslocamento
Entrada da Base Aérea de Natal

Fonte: EDA
Fotos: Ten Cocate / Roberto Caiafa

Comentários

Postagens mais visitadas