Real Thaw 2014 – Exercício militar em terras portuguesas


Caça F-16BM Fighting Falcon decolando para mais uma missão.

A Força Aérea Portuguesa (FAP) realizou de 03 a 14 de Fevereiro o exercício multinacional tático Real Thaw (RT) que é realizado anualmente.
 
O principal objetivo do RT 2014 é proporcionar um ambiente operacional mais realístico possível dos teatros de operações, o exercício é apropriado aos vários participantes, empregando operações aéreas, terrestres e marítimas.
O exercício teve sucesso absoluto, foram planejadas diversas missões aéreas e terrestres, que aconteceram na região norte do território Português, principalmente nas regiões de Monte Real, Seia, Trancoso, Guarda, Celorico da Beira, Pinhel, Meda e Lamego.

Portugal 



A FAP empregou aeronaves F-16AM/BM Fighting Falcon, C-130H Hercules, C-295M, Alpha Jet A, P-3C CUP + Orion e SE3160 Alouette III, a Unidade de Proteção da Força (UPF), Controladores Aéreos Avançados, o Centro de Relato e Controle (CRC) "Batina" de Monsanto em Lisboa e uma sofisticada estrutura de apoio.

A Marinha Portuguesa empregou duas fragatas, um navio reabastecedor e Fuzileiros Navais e o Exército Português operou com tropas da Brigada de Reação Rápida (BRR) e da Brigada Mecanizada (BrigMec).

Demais Forças



A Força Aérea dos Estados Unidos(USAF) participou com caças F-16C Fighting Falcon do 555º Esquadrão "Triple Nickel" deslocados da Base Aérea de Aviano, na Itália e Controladores Aéreos Avançados.

A OTAN(Organização do Tratado do Atlântico Norte) empregou aeronaves de controle aéreo avançado E-3A.


A Força Aérea Real da Holanda empregou Controladores Aéreos Avançados e a empresa Britânica Cobham com duas aeronaves Dassault Falcon 20 configurados para operações de guerra eletrônica.



NOTA DA REDAÇÃO: Agradecemos ao amigo e parceiro da Revista Aero Latina, Octávio Freitas do Blog português 72mm (http://www.setentaedoismm.blogspot.pt/) que esteve presente no Exercício Real Thaw 2014 e nos disponibilizou imagens fantásticas das aeronaves militares em operação.

Confira mais imagens: 

Equipe de jornalistas, fotógrafos e repórteres que participaram do Media Day no Exercício Real Thaw 2014. (Foto: FAP)


























Comentários

Postagens mais visitadas