Segundo supercaminhão de bombeiro chega a Viracopos

Outros dois caminhões devem ser entregues ao aeroporto ainda no primeiro trimestre de 2014
crédito: Divulgação/Aeroportos Brasil Viracopos
O Aeroporto Internacional de Viracopos recebeu, na semana passada, o segundo caminhão de combate a incêndio de sua nova frota. O veículo, assim como o primeiro, é do modelo Panther 6x6, fabricado pela Rosenbauer, um dos mais eficientes do mundo. Como diferencial, o novo caminhão possui um stinger, uma ‘lança’ utilizada para perfurar a fuselagem das aeronaves e facilitar o combate a incêndio por dentro dos aviões em situações de emergência.
Totalmente automatizado, o Panther 6x6 tem capacidade para armazenar 12.100 litros de água, 1.500 litros de LGE (líquido gerador de espuma), 250 kg de Pó Químico e seu jato pode atingir uma distância de 150 metros. Além disso, possui tração nas seis rodas, motor com 740 cavalos, aceleração de 0-80 km/h em 30 segundos e velocidade média de 115 km/h.

O veículo é composto, ainda, por câmera térmica e de vídeo, torre de iluminação própria, freios ABS, sistema de ar condicionado na cabine, cadeiras ajustáveis, cabine com capacidade para quatro pessoas com conjunto de EPR (equipamento de proteção respiratória) instalado nos bancos e equipamentos acessórios para auxílio ao combate a incêndio.

De acordo com a tabela da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Carro de Combate a Incêndio (CCI) pertence ao tipo 5, em uma escala que vai de 1 (menor) a 5 (maior).

“A aquisição de mais um caminhão desse porte é muito importante para manter em Viracopos um alto nível de segurança aeroportuária”, explicou o diretor de Operações da Aeroportos Brasil Viracopos, Marcelo Mota. “Este modelo é dos mais modernos e eficientes do mundo, utilizado nos principais terminais da Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Norte”, completou.

O primeiro caminhão de bombeiros da nova frota foi entregue em setembro do ano passado. Outros dois caminhões devem ser entregues ao aeroporto ainda no primeiro trimestre de 2014.


Fonte: Aeroportos Brasil Viracopos

Comentários

Postagens mais visitadas