Au revoir Mirage 2000 - Chega ao fim a era Mirage na FAB


 
As 10h42min, horário brasileiro de verão, a aeronave Dassault Mirage 2000C – FAB4948, pilotada pelo Capitão Augusto Ramalho, decolou pela ultima vez da Base Aérea de Anápolis-GO rumo ao Museu Aeroespacial localizado no Campo dos Afonsos na cidade do Rio de Janeiro, aonde permanecera em exposição estática.
 
Ao tocar o solo da Base Aérea dos Afonsos, a Força Aérea Brasileira encerrou um ciclo de mais de 40 anos de operações com os caças franceses, desde a chegada dos primeiros F-103 Mirage III em 1972, até a sua desativação em 2005, sendo substituído pelos F-2000, hoje dia 31 de Dezembro se encerra as operações dos F-2000. O 4948 será incorporado ao acervo do MUSAL, ao lado do Mirage III.


A partir de agora, caças F-5 farão a patrulha sobre o espaço aéreo central, até a chegada dos Gripen C/D, aeronaves usadas que viram em forma de leasing até a chegada dos Gripen NG.

NOTA DO REDATOR: Sinto-me honrado de ter visto o F-103 voando, durante os Domingos Aéreos na Academia da Força Aérea, posteriormente os F-2000. Ter tido a honra de visitar a Base dos Jaguares durante quatro anos consecutivos, incentivado pelo grande amigo Rodrigo Lordêlo, piloto de caça da FAB e ex-integrante do 1ºGDA.

Obrigado F-2000, por ter nos permitido registrá-lo através de nossas lentes, jamais te esqueceremos.


A La Chasse, Forever!!! 



Confira algumas imagens do Mirage 2000.


 

 



Comentários

Rodrigo Lordêlo disse…
Valeu pela lembrança meu amigo! O Delta francês vai deixar saudades... e que venha o Delta sueco... à la chasse.
Feliz 2014 para todos os integrantes da aerolatina.

Postagens mais visitadas