Aeroporto de Viracopos terá "Padrão Europeu"


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas(SP), segundo Luiz Alberto Küster, presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), será de "padrão europeu", com tecnologia que permite operação informatizada de "fingers" e escolha de portas de embarque quando o avião toca o solo.

Os investimentos nas obras de expansão do aeroporto já consumiram R$ 1 bilhão, sendo R$ 400 milhões de "equity" (capital próprio) dos acionistas.

Segundo Küster, a ABV vai terminar as obras civis (de engenharia) do novo terminal de passageiros e edifício-garagem no final deste mês.

A entrega acelerada das obras visa cumprir o contrato de concessão que determina que o novo Viracopos esteja em operação a partir de 6 de maio.

No entanto, por pelo menos quatro meses irão operar simultaneamente o atual e o novo terminal, período em que ocorrerá a transferência das companhias aéreas para a nova área.

Primeiro serão transferidos os voos internacionais e depois os nacionais.


Novo terminal

Segundo informou Küster, em janeiro começa a instalação dos equipamentos que farão o aeroporto funcionar.

Antes de iniciar as operações, o novo terminal será testado por voluntários.

Os primeiros testes ocorrerão a partir de 18 de março e em abril está programado um teste geral, com a participação de até 3 mil voluntários.

Serão avaliados o funcionamento do check-in, do embarque de passageiros, o processamento de bagagens e a movimentação das aeronaves.

O novo terminal de passageiros de Viracopos será uma moderna estrutura em concreto, aço e vidro, com 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves e um edifício-garagem com 4 mil vagas.

Viracopos, segundo a ABV, será pioneiro no mundo em sustentabilidade.

O telhado terá cobertura com células fotovoltaicas para utilizar a energia solar e a água de chuva será reutilizada no sistema de ar condicionado.

Ao lado do novo terminal estará o edifício-garagem que terá 4 mil vagas e estará conectado ao novo terminal de passageiros por uma ponte coberta. Nesse edifício haverá restaurantes, loja de aluguel de carros e escritórios dos órgãos públicos federais.


Fonte: Viracopos Portal de Serviços

Comentários

Postagens mais visitadas