Viracopos terá terminal dez vezes maior que o atual



O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), desde que foi concedido à iniciativa privada, ficou dividido em dois.

O novo terminal, que está com 74% das obras concluídas, recebeu investimentos de mais de R$ 2 bilhões.

Com 300 mil m², é dez vezes maior que o atual, terá 28 pontes de embarque (fingers) e 26 esteiras rolantes, itens inexistentes hoje.

O número de escadas rolantes saltará de 2 para 41 e o de elevadores, de 8 para 61. A capacidade inicial será de 14 milhões de passageiros por ano e ao término da concessão, em 30 anos, de 80 milhões.

Postos de check-in aumentarão de 72 para 144 e será o primeiro aeroporto do País com sistema de check-in e despacho de bagagens unificado. Um edifício garagem com 4 mil vagas dobrará o estacionamento.

A estrutura em concreto começou a receber a cobertura para evitar atrasos no período de chuvas.

Enquanto as obras não terminam, os equipamentos operacionais foram comprados e estão em teste virtual, em um laboratório que simula o dia a dia de um aeroporto.

"Em março, levamos o sistema operacional para a estrutura física já funcionando", explica Luiz Alberto Küster, presidente da concessionária Aeroportos BrasilViracopos.

No entanto, enquanto o novo terminal não fica pronto, o atual passou por reformas.

Ganhou uma faxina geral nos banheiros, sinalização, mais pontos comerciais e um free shop. Apresentou melhoras, mas movimentará 9 milhões de passageiros este ano, sobrecarga de 200%.



Fonte: Viracopos Portal de Serviços

Comentários

Postagens mais visitadas