CRUZEX: AH-2 Sabre chegam à Natal


Depois de 15 horas de viagem de Porto Velho (RO) à Base Aérea de Natal (BANT), três AH-2 Sabre do Esquadrão Poti pousaram no pátio de operações para participar pela primeira vez da CRUZEX. Passando por seis cidades (Manaus, Santarém, Belém, Santa Cruz, São Luís e Fortaleza), os helicópteros chegaram às 11h desse sábado (02/11) e realizaram sobrevoo sobre a pista antes de pousar.

De acordo com o comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Cláudio Wilson Saturnino, os helicópteros irão cumprir missão simulada de ataque e escolta C-SAR, sigla em inglês para Busca e Resgate em Combate. “O Esquadrão já participou de outras edições da CRUZEX, mas é a primeira vez que uma aeronave de combate, o AH-2 Sabre, participa da operação. Queremos muito ver o resultado desse engajamento, principalmente com a capacidade de ataque mais próximo que tem o helicóptero”, explica o Comandante.



De fabricação russa, os AH-2 Sabre são helicópteros de ataque. Batizada originalmente de Mi-35M Hind, a aeronave conta com canhão orgânico de 23 milímetros e capacidade de lançamento de foguetes e mísseis, além de supressor de calor que dificulta sua identificação por infravermelho.

O Sabre faz parte do Esquadrão Poti desde 2009 e atua na defesa da Amazônia Ocidental. Com grande capacidade de fogo, cumpre missões de interceptação, combate aéreo, ataque, escolta de outros helicópteros e apoio aéreo aproximado a tropas terrestres.


Fonte: CRUZEX

Comentários

Postagens mais visitadas