Asas dobráveis permitem levar o enorme Boeing 777x a aeroportos pequenos


Os Aviões comerciais tem ficado cada vez maiores ao longo das últimas décadas, porém o tamanho dos terminais na maioria dos aeroportos permanecem do mesmo jeito. Para driblar este desencontro na infraestrutura, o futuro jato 777x da Boeing terá uma envergadura enorme que se dobra na aterrissagem.


O 777x chamou a atenção esta semana porque, três companhias aéreas do Oriente Médio (Emirates, Qatar e Etihad) compraram quase 300 desses grandes jatos. As aeronaves só devem entrar em operação daqui sete anos, mas já estão surgindo detalhes do seu design – a Boeing diz que trará “o futuro do desdobramento em voos”.


O novo modelo tem foco em eficiência no consumo de energia, dependendo em grande parte de uma nova motorização feita pela GE (General Electric).

O foco também é forte nas asas. Por uma série de razões técnicas complexas, quanto maior a envergadura (distância entre as pontas das asas) mais eficiente é o avião. (Basicamente, reduz-se a resistência criada na ponta das asas ao aumentar a proporção entre a ponta e o resto da asa.) É por isso que a envergadura dos aviões vem aumentando a um ritmo rápido. É também por isso que a Boeing começou a fazer asas muito mais leves, utilizando fibra de carbono reforçado com plástico.


Mas as envergaduras crescentes desses jatos criam um problema para aeroportos, que foram construídos para acomodar aviões muito menores. A maioria dos aeroportos do mundo só podem receber aeronaves com envergadura de até 65 metros (em alguns mega-aeroportos, o limite é de 80 m). O 777x teria uma envergadura de 71 metros, mas a Boeing quer vender muitos destes aviões, então eles têm de se "adaptar" em aeroportos comuns.

É por isso que a empresa está considerando asas que “se dobram” nas pontas ao aterrissar. Isso removeria até 5,5 m da envergadura, de acordo com o MIT Technology Review. Na verdade, esta não é uma ideia nova: a Boeing a patenteou em 1995, e até mesmo construiu um protótipo que nunca foi a lugar nenhum. A empresa até integrou "winglets" verticais pontas dobradas da asa em seu 737, mas eles são estacionários; na proposta para o 777x, eles seriam móveis e articulados.



A empresa informou que maiores informações sobre o design do 777x será divulgado durante o ano que vem. Por enquanto, a Boeing está decidindo onde o 777x será fabricado, a empresa americana está considerando quatro estados dos EUA para a fabricação. 

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