Primeira inspeção de aeronave A-29 Super Tucano é realizada na Esquadrilha da Fumaça




O grupo de graduados especialistas em manutenção de aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Anjos da Guarda, está envolvido na primeira inspeção programada de uma aeronave A-29 Super Tucano durante esta segunda quinzena de outubro.

“A cada 300 horas de voo, o A-29 deve passar por uma inspeção, que consiste em uma manutenção preventiva com a finalidade de checar todos os sistemas do avião, como por exemplo, limpeza de filtros, dos bicos injetores e dos tanques de combustíveis”, explica o Encarregado de Manutenção, o Suboficial BMA (Básico em Manutenção de Aeronaves) Robson Bortholin.

Segundo ele, a aeronave irá passar por várias tarefas que serão executadas por mecânicos de oito especialidades do EDA, para antecipar futuros problemas que possam acontecer, visando sempre à segurança nos voos. Este avião, de matrícula 5734, já era utilizado em outro esquadrão da Força Aérea Brasileira e chegou à Fumaça próximo de atingir as horas necessárias para se fazer a sua segunda inspeção. “Qualquer aeronave é como se fosse um carro, em que também é preciso fazer uma manutenção preventiva quando se completa 10 mil km”, esclarece.

Após a conclusão, cada inspetor, dentro de sua especialidade, irá fazer uma verificação final do trabalho. E, depois, o avião passará por um voo de experiência, em que serão feitas todas as manobras previstas com o objetivo de checar os sistemas para conferir se estão funcionando corretamente, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo fabricante.






Fotos: Ten Cocate
Fonte: EDA

Comentários

Postagens mais visitadas