Jovem invade pista do aeroporto de Ribeirão Preto


Um jovem de 19 anos foi preso na tarde deste sábado (8) após invadir a pista do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP), e quase ser atropelado por uma aeronave que se preparava para decolar. Segundo a Polícia Federal, o invasor aparentava estar sob efeito de drogas.

Em depoimento, o jovem relatou ter escalado e pulado a cerca de arame farpado para entrar no aeroporto. No momento em que cruzava a pista, porém, se deparou com um avião de pequeno porte em alta velocidade. 
“Pela destreza, o piloto conseguiu frear a aeronave em tempo. A equipe de segurança retirou o indivíduo e o avião teve que abortar a decolagem”, explicou o delegado Paulo Víbrio.

Ninguém ficou ferido durante o incidente. Em nota, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), que administra o aeroporto de Ribeirão, informou que a invasão também não atrasou nenhum voo comercial previsto. O jovem foi levado para o Centro de Detenção Provisória da cidade.

Esse tipo de invasão faz parte do cotidiano no aeroporto de Ribeirão Preto e não será a última vez! A segurança de voo fica afetada devido à esse tipo de ocorrência e ninguém toma as providências cabíveis pra evitar esses casos. As cercas no entorno do aeroporto, que seriam pra barrar as invasões, são todas cortadas e crianças, jovens e adultos entram e saem na hora que bem entendem atrás de pipas. A situação é ainda mais complicada, pelo fato dos vigias serem rendidos e até furtados pelos invasores e são ameaçados de morte pelos mesmos e devido à essa periculosidade, os vigias se recusam à aborda-los e preferem a presença da autoridade policial. Enquanto não houver algum caso sério, como algum acidente, as autoridades não tomarão as providências pra melhorar essa segurança às operações, o que é no mínimo, imprescindível em um aeroporto!

Fonte: G1





NOTA: Até quando vamos ter que conviver com essas notícias nos jornais? Até quando as autoridades responsáveis pela fiscalização dos aeroportos vão ficar de braços cruzados? Vão esperar alguém morrer, virar graxa de asfalto na pista ou então sugado e triturado pela turbina dos aviões que operam no Leite Lopes? Toda vez se ouve a mesma coisa, falam que reforçaram o efetivo dos seguranças. Já passou da hora da ANAC desempenhar o seu papel e fiscalizar os aeroportos do interior, os vigilantes tem medo de ir tocar os marginais que invadem o aeroporto, porque eles podem estar armados e eles que estão lá trabalhando pra ganhar seu salário, virarem vitimas. Não vou entrar em grandes detalhes, pois ainda não é necessário ser dito, ANAC, e a SAC (Secretária da Aviação Civil), vamos fazer algo pra mudar, ou vocês vão esperar alguém morrer?

Comentários

Postagens mais visitadas