Esquadrilha da Fumaça comemora 61 anos com a presença de fumaceiros e veteranos





No último dia 18 de maio o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça, comemorou seu aniversário de 61 anos. Evento realizado na Academia da Força Aérea (AFA) para ilustres convidados como veteranos e amigos da Fumaça.

O diretor e fotógrafo da Aero Latina, André Manhani foi convidado a participar do evento e claro, não podíamos deixar de registrar esse momento histórico para a Esquadrilha da Fumaça. Ao adentrar no pátio notei os últimos quatro T-27 Tucano nas cores da Esquadrilha e imaginei que seria a última vez que veríamos essas aeronaves voando nas cores da Fumaça, já bateu uma saudade. Um bom filme passou em minha memória, afinal foram 30 anos de história levando as cores do Brasil a vários países e aos quatro cantos do nosso País.
No comando do quatrilho, o líder da Esquadrilha, Ten. Cel. Av. Marcelo Gobett Cardoso, iniciou os procedimentos de voo, os últimos T-27 acionam seus motores para uma última demonstração conjunta diante de uma privilegiada platéia.

Alinhados pra sua última demonstração, o Ten. Cel. Gobett comanda a liberação para a decolagem com fumaça a baixa altura. Após algumas passagens e alguns “looping’s”, as aeronaves fizeram a dispersão diante do público, que com merecidos aplausos se despediram dos Tucaninhos. Confesso que por um instante a emoção bateu em meu peito e foi difícil segurar as lágrimas. Após a saída dos T-27, um outro barulho muito peculiar aumentava, dois A-29, um A(monoposto) e um B(biposto) aproximaram-se por trás do público, era a apresentação e a incorporação dos Super tucanos na Esquadrilha da Fumaça, realizando uma passagem baixa com full flaps e trem baixo e após uma passagem mais rápida com uma bela puxada, no final vieram pra pouso as duas aeronaves que diante do público ficaram frente a frente para corte dos motores.
 

Convidado para o almoço junto a amigos da nova e da velha guarda, pude reencontrar amigos como Gasparini, D’angelo e Ruy Flemming que tive a honra de acompanha-lo em seu preparativo para o voo no A-29. O veterano não conseguiu esconder a felicidade estampada em seu rosto a caminho da aeronave e com um sorriso de criança em seu retorno do voo.

Foi uma cerimônia simples e curta, um evento entre amigos, mas com toda certeza, carregada de muita emoção.

Nós da Aero Latina agradecemos ao Esquadrão de Demonstração Aérea pelo convite, a Ten. Cocate que esteve presente nos assessorando durante a cerimônia, ao Ten. Cel. Av. Gobett que nos recebeu de braços abertos, ao Ruy Flemming que nos deu a honra de acompanha-lo durante ao seu procedimento de pré-voo, ao amigo Christiano Pessoa e a todos que proporcionaram um dia que já faz parte da história da Esquadrilha da Fumaça.



Texto e Fotos: André Manhani 















Comentários

Flemming disse…
Artigo excelente!

Foi um prazer encontrar vc por lá!

Até a próxima!

Forte abraço,

Flemming

Postagens mais visitadas