Esquadrilha da Fumaça - 61 anos de muitas acrobacias e adrenalina

8001861029_e3f4f3fc02_zQuando vemos as aeronaves coloridas surgirem no céu e o locutor anunciando com aquela animação, já sabemos o que vai acontecer: chegou a hora da eletrizante apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça. Os olhos grudados no céu acompanham cada manobra dos nossos embaixadores da Força Aérea Brasileira. Os rastros de fumaça são inesquecíveis!!! Este post lembra uma data mais que especial, gente! Os  61 anos da Esquadrilha da Fumaça!  E ainda aproveitamos para apresentar algumas novidades. Vamos lá?
Este ano é de mudanças para os pilotos e os anjos da guarda (como os mecânicos são chamados…) da Fumaça.  O querido monomotor T-27 Tucano foi substituído pelo caça A-29 Super Tucano. Por isso, a Fumaça suspendeu por período indeterminado as suas demonstrações.  Este ano é um desafio e tanto para os nossos fumaceiros, que estudaram a aeronave, treinaram em simuladores e já estão voando nos céus de Pirassununga, em São Paulo, a base da Esquadrilha. O que eles acham deste novo desafio?
E então, você quer saber o que os pilotos estão achando destas mudanças?
O Capitão Aviador Eduardo Maia Arantes é o piloto número dois da Esquadrilha da Fumaça, tem dois anos como fumaceiro e contou para o nosso blog que os aviadores já estão voando o A-29. “No ínício do mês de abril, tivemos instruções teóricas nas aeronaves e, depois, em simuladores nos esquadrões que empregam o A-29. Agora,  estamos pilotando o novo avião, mas em formações simples (com duas aeronaves). Ainda não realizamos acrobacias”, contou o fumaceiro.
Uma curiosidade é que os pilotos da Fumaça não são só caçadores (como os pilotos da Aviação de Caça são chamados…). Eles podem ser das Aviações de Transporte, Patrulha, Asas Rotativas (helicópteros)… O Capitão Arantes, que vem da Aviação de Transporte, disse que a maior dificuldade em pilotar o Super Tucano é se adaptar a tecnologia a bordo (os paineis digitais), já que foi instrutor do T-27. Sobre a vontade de voltar a se apresentar? “Eu estou muito ansioso! Eu não faço uma acrobacia a baixa altura desde o dia 30 de março”. Realmente, dá pra ver que a adrenalina está no sangue desses pilotos!
Já que falamos tanto dele, olha só o A-29 da Fumaça com a pintura nova:
8283363623_ee5deaeb85_z
Você pode ver mais fotos do novo avião no flickr da FAB e uma reportagem exclusiva na Revista Aerovisão
6889119412_1692fb7b76_z
Na foto acima vemos a equipe da Esquadrilha da Fumaça na chegada para uma apresentação em Mendoza, na Argentina. Ela é composta de diversos profissionais que, com dedicação e responsabilidade, garantem a segurança de cada demonstração. Todos eles estão passando pelo treinamento sobre o A-29.
Vamos relembrar as manobras dos T-27? Veja aqui imagens fantásticas dentro do cockpit do piloto.
6906187428_a15756d89f_z
Gostou do visual da foto acima na Cordilheira dos Andes? O que você acha de assistir agora o vídeo institucional da Esquadrilha da Fumaça?

E mais informação para os fãs da Fumaça! Quer saber o significado da bolacha dos nossos intrépidos pilotos?
bolacha_eda_04o
Escudo circular com orla em vermelho, símbolo da energia criadora, ousadia, firmeza e segurança. Na parte superior da orla está a sigla FAB (Força Aérea Brasileira) ladeada por duas estrelas de cinco pontas. Na parte inferior da orla figura o nome pelo qual o Esquadrão é conhecido desde os primórdios – Esquadrilha da Fumaça.
O escudo tem o fundo em azul cerúleo partido por uma faixa central. Esta faixa é partida de três, representando os rastros de fumaça das aeronaves em movimento ascensional.
Na parte superior do escudo, figuram quatro aeronaves que abrem-se em leque.
À esquerda, aparece a parte anterior de uma águia voante. Símbolo imperial por excelência, traduz a coragem, o domínio e o arrojo dos pilotos de demonstração aérea.
À direita, figura um raio em vermelho, representando a velocidade, a força e a intrepidez.
Na parte inferior, visualizamos um campo com nuvens, símbolo da graça divina, onde evoluem, de forma hábil e espetacular, os nuvens.
Aguarde as próximas novidades dos nossos embaixadores dos céus!!! Fumaça já!!!!

Fonte: Blog da FAB

Comentários

Postagens mais visitadas