LAAD - Conheça os projetos que a FAB apresenta na maior feira de defesa da América Latina

O evento que reúne 700 expositores a partir desta terça-feira (09) no Riocentro, no Rio de Janeiro, deve receber mais de 30 mil visitantes




Os três maiores projetos em desenvolvimento pela Força Aérea Brasileira (FAB) são o destaque na LAAD Defence e Security, a maior feira de defesa e segurança da América Latina, realizada no Rio de Janeiro de dois em dois anos. A FAB expõe nos estandes no Riocentro a modernização dos caças subsônicos A-1, imagens exclusivas da nova aeronave de transporte e reabastecimento em voo KC-390 e os veículos aéreos não-tripulados, chamados de ARP (aeronave remotamente pilotada).

Conhecido como AMX, o primeiro A-1 modernizado deve deixar a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior paulista, até o final de abril. O KC-390 também fabricado pela empresa brasileira, a partir de requisitos da FAB, tem voo inaugural previsto para 2014. Os dois ARP’s israelenses comprados recentemente têm estreia marcada nas operações de fronteira do Ministério da Defesa e em junho, na Copa das Confederações. O Esquadrão Hórus emprega o modelo desde 2011 em operações realizadas no Brasil inteiro.

Para o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, a feira que vai reunir 700 expositores e mais de 30 mil visitantes, entre eles 60 delegações estrangeiras, é uma oportunidade de transformar demandas em produtos, necessidades em ofertas e objetivos em soluções. Ele ressalta que a preocupação da FAB é fomentar projetos que estejam ligados ao desenvolvimento da indústria nacional de defesa. “Os nossos projetos comprovam que as Forças Armadas têm compromisso em fomentar a tecnologia e a inovação no país”, afirma.

Além dos três projetos, a FAB apresenta sistemas adotados a partir de experiências, pesquisas e tecnologias desenvolvidas na área de logística, comunicações, controle do espaço aéreo e tecnologia aeroespacial. O robô Pioneer III Aria, por exemplo, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) de São José dos Campos, estará exposto na feira.

Segundo o diretor-geral da organizadora da LAAD, Sérgio Jardim, a participação da indústria nacional é a que mais cresceu nas duas últimas edições. “Neste ano, 30% do espaço será ocupado pelos fabricantes brasileiros”, revela. De acordo com a Associação Brasileira que reúne as indústrias de materiais de Defesa e Segurança, o mercado gera cerca de 30 mil empregos diretos, 120 mil indiretos e movimenta mais de US$ 4 bilhões por ano.

SERVIÇO

Evento: LAAD Defence & Security 2013

Local: Riocentro, Rio de Janeiro - RJ

Datas e horários: 9, 10 e 11 de abril: das 10 às 18 horas

12 de abril: das 10 às 17 horas

Website: www.laadexpo.com.br

Credenciamento de visitantes à exposição:

Entrada franca somente para profissionais do setor

Via website do evento: até 8 de abril de 2013

No local: de 9 a 12 de abril de 2013


Fonte: Agência Força Aérea

Comentários

Postagens mais visitadas