Morre veterano da 2ª Guerra Mundial, Brigadeiro Meira


Veterano Meira Recebe a Ordem do Mérito Aeronáutico, em 2010 (CECOMSAER)


É com muito pesar que recebemos a notícia que o Veterano Jose Rebello Meira de Vasconcellos, o Brigadeiro Meira, nos deixou no dia de hoje (30), segundo o site “Sentando a Pua!”.

O Brigadeiro Meira tinha 90 anos e não sabemos se ele faleceu no hospital ou em sua residência.


NOTA DO REDATOR: É muito triste saber que verdadeiros Aviadores com "A" Maiúsculo estão decolando para o andar de cima, como disse um amigo, o andar de cima esta melhor do que aqui em baixo. Em nome da equipe Aero Latina, enviamos nossos pêsames aos caçadores da FAB e aos familiares do Brig. Meira! 

ADELPHI!!! 


Confira sua Ficha Biográfica 


José Rebelo Meira de Vasconcelos
José Rebelo Meira de Vasconcelos
Resumo Biográfico
Nome de GuerraMeira
Patente/Registro2º Tenente Aviador/BO-434
Nascimento27/09/1922,Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Falecimento30/03/2013,Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
FunçãoPiloto de Combate
PromoçõesN/D
CondecoraçõesCruz de Aviação Fita A, Ordem do Mérito Aeronáutico, Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Distinguished Flying Cross (EUA), Air Medal (EUA) com quatro palmas, Croix de guerre com palma (França), Medalha do Pacificador, Medalha Militar Ouro por 30 anos de bons serviços e Presidential Unit Citation (EUA). Possivelmente outras que desconhecemos.
TreinamentoPanamá, Suffolk e Itália
FamíliaCasou-se com a Sra. Maria do Carmo, e tiveram 3 filhos, Hélio, Gilda e Márcio, que lhes deram 4 netos, Roberta, Giúlia, Luiz Paulo e Lucas.


História


Ao regressar ao Brasil, foi instrutor de vôo para pilotos de caça, instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, Comandante da Escola de Bombardeio Médio, Ajudante de Ordens do Ministro da Aeronáutica, Oficial de Gabinete do Ministro da Aeronáutica, Membro da Comissão Aeronáutica em Washington D.C. - EUA, Comandante e Oficial de Operações do 2º Grupo de Transporte, Chefe da Seção de Logística e de Operações do Comando de Transporte Aéreo, Instrutor da Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica, Subchefe do Gabinete do Ministro da Aeronáutica, Chefe da Seção de Planejamento do Estado Maior da Aeronáutica e Membro do Corpo permanente da Escola Superior de Guerra. Em outubro de 1966, foi reformado no Posto de Major Brigadeiro do Ar. Na vida civil foi: Superintendente Administrativo da Sondotécnica Engenharia de Solos S/A, Diretor Administrativo da Sondoplan Planejamento, Pesquisa e Análise S/A, Superintendente de Coordenação Operacional da Cia Viação Aérea São Paulo, (VASP). Foi Presidente da Cia Brasil Central Linha Aérea Regional, Assessor de Operações, Diretor Administrativo e Vice Presidente Executivo da BRINK'S S/A.

Piloto de combate da esquadrilha verde, tendo completado 93 missões de guerra. (Na sua carreira Militar, obteve um total de 6.000 mil horas de vôo, a maioria em caça e transporte). Sua primeira missão foi em 11 NOV 44 e sua última missão em 02 MAI 45 (última missão do Grupo de Caça nos céus da Itália). Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.



Fonte: Sentando a Pua!

Comentários

Postagens mais visitadas