FAB encerra processo de seleção de aeronaves reabastecedoras


O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que o Comando da Aeronáutica encerrou o processo de seleção das duas aeronaves de grande porte que substituirão os KC-137 operados pelo 2° Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2°/2°GT).

A proposta escolhida foi a da empresa Israel Aerospace Industries - IAI, que converterá aeronaves comerciais Boeing 767-300ER em plataformas capazes de realizar reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica, de acordo com os requisitos formulados pela Força Aérea Brasileira.

O Projeto KC-X2, como foi chamado o processo de substituição dos aviões, foi instituído pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) em 2008 e conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que buscou as melhores soluções existentes no mercado, considerando requisitos técnico-operacionais, logísticos, industriais e de compensação comercial e tecnológica para o estado brasileiro.

Os antigos KC-137 foram fabricados na década de 1960 e incorporados à FAB em 1986, tendo sido empregados, desde então, em diversas missões operacionais e humanitárias de grande relevância para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil.

Brasília, 14 de março de 2013

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica


Fonte: CECOMSAER

Comentários

Francoorp disse…
Isso é Brasil... invés de comprar aeronave dedicada pelo fabricante, compra-se 2 unidades civis USADAS e chamamos os israelenses pra fazer uma gambiarra...

Porque não comprar novas, seja 767 ou A330 em versão já dedicada à missão pelo fabricante?? E colocar uma nova aeronave presidencial de longo raio junto??? Matar dois coelhos com uma paulada só???

Não, que isso, somos pobres sendo a 6° ou 7° economia do mundo... o Brasil é paíseco na mentalidade mesmo, SERVIL E COVARDE sem sombra de dúvida!!
sozinho.PE disse…
Concordo plenamente com Francoorp,a Airbus já tem aviões A330-200 voando como Kc. Mas hão 3 707-320 (kc137) em vôo,serão substituidos 2 dos 3 ou todos serão aposentados ? E quando isso acontecerá de fato,alguém sabe informar ? Desde já,muito obrigado

Postagens mais visitadas