Morre José Carlos "Neiva", fundador da Indústria Aeronáutica Neiva Ltda



Faleceu neste sábado (09/02) na cidade de São Sebastião (SP), José Carlos de Barros, o Neiva, um dos principais nomes da aviação nacional, renomado projetista e fabricante dos planadores BN-1, e Neiva B, José Carlos de Barros foi o fundador da Indústria Aeronáutica Neiva Ltda, onde projetou e construiu aviões como o Regente e T-25 Universal e o P-56 Paulistinha.



História da Neiva

Neiva Aeronautic Industry founded

Em 1954 é fundada a Indústria Aeronáutica Neiva, no Rio de Janeiro, por José Carlos de Barros Neiva, produzindo planadores. Em 1956, mudou-se para Botucatu. 

Em 1975 deu início à produção de aviões leves para a Embraer. Em 1980, a Neiva foi adquirida pela Embraer. Em 1982, iniciou a produção do Avião Agrícola Ipanema. 

Em 2005, certificou a primeira e única aeronave no mundo movida a etanol e passou a produzir a versão do Ipanema movido com esse tipo de combustível (EMB 202A). Em 2006, tornou-se Unidade Embraer. 

De 2007 a 2009, passou por uma ampliação e hoje possui cerca de 90.000 metros quadrados e aproximadamente 1.900 empregados.

Tecnologia

A Neiva possui atualmente a Certificação SAE AS 9100 da American Bureau of Shipping, considerado um reconhecimento da qualidade dos produtos fabricados pela empresa.

A subsidiária da Embraer domina importantes tecnologias de alta precisão como, por exemplo, processos e métodos que envolvem a solda em titânio (metal leve e muito resistente) e outras ligas resistentes, soldagem a ponto em alumínio, têmpera de alumínio por um processo térmico chamado solubilização, a anodização ou oxidação controlada de superfícies, entre outras.

Atualmente, a aeronave agrícola EMB-202 Ipanema é um dos principais produtos da Indústria Aeronáutica Neiva, que em 2005 conseguiu a certificação da sua versão movida a álcool combustível, considerada a primeira aeronave do mundo movida 100% com álcool combustível.



Veja a lista com aviões já fabricados, em fabricação ou em desenvolvimento pela Indústria Aeronáutica Neiva.






Fonte: Wikipédia e Neiva

Comentários

Postagens mais visitadas