Viracopos e Munich Airport fazem acordo de cooperação

Imagem do Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (Foto: Viracopos Portal de Serviços)
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, gestora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), assinou hoje um contrato de colaboração com uma das maiores operadoras aeroportuárias do mundo: a Flughafen München GmbH (FMG) – administradora do aeroporto de Munique (Alemanha).

O novo acordo prevê colaboração em programas operacionais de gestão, segurança e qualidade nos serviços prestados, além de apoio no desenvolvimento do novo terminal de passageiros do equipamento campineiro. Entre as ações a serem colocadas em prática, destaque para o Programa de Prontidão Operacional, desenvolvimento do tráfego aéreo, ações comerciais com companhias aéreas, suporte ao plano de negócios e treinamento de equipes operacionais e treinamentos de gestão e de liderança.

“Com essa parceria, iremos elevar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos. Estamos no caminho certo para tornar Viracopos o maior e melhor aeroporto da América Latina”, ressalta o diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster.

Durante a assinatura do documento, a empresa alemã anunciou também a instalação de uma filial em Campinas, a primeira no Brasil. “Nossa prioridade é Viracopos, mas o mercado brasileiro e as taxas de crescimento vislumbram amplas possibilidades”, diz o diretor de negócios internacionais da Munique, Stephan Schwolgin.

O contrato com duração até o final de 2014 tem o valor de sete milhões de euros. “A operadora será responsável pelos novos sistemas, treinará funcionários da própria concessionária e das companhias aéreas, cuidará da transferência entre o atual e o futuro terminal de passageiros, entre muitas outras ações”, completa Küster.

MELHORIAS
O novo terminal de passageiros será inaugurado em maio de 2014, após investimento de R$ 2,06 bilhões. O prédio terá 28 pontes de embarque, sete posições de estacionamento de aeronaves e capacidade para atender 14 milhões de passageiros/ano. O investimento prevê também a construção de um edifício-garagem com quatro mil vagas, novas pistas de taxiamento e novo pátio para aviões e readequação das vias do sítio aeroportuário.

Viracopos está investindo ainda R$ 69 milhões em um conjunto de ações para revitalização do atual complexo aeroportuário. Dentre elas estão a ampliação das áreas de embarque em 142%; ampliação na oferta de sanitários e reforma e modernização dos atuais; e wi-fi gratuito e ilimitado para todos os usuários.

Nas áreas externas do sítio aeroportuário, as ações incluem implantação de passarela coberta, com cerca de 600 metros de extensão, entre os bolsões de estacionamento e o terminal de passageiros; implantação de guaritas elevadas de vigilância nos estacionamentos; construção de um canil para a Polícia Federal e Receita Federal; revitalização das sinalizações horizontal e vertical do sistema viário; recuperação de cercas do perímetro das áreas da alfândega e patrimonial do aeroporto; e execução de serviços de paisagismo.


Fonte: SAESP

Comentários

Postagens mais visitadas