Espanha oferece 20 caças Eurofighter Typhoon para a Força Aérea do Peru





A Força Aérea Espanhola ofereceu ao Peru 20 aviões de combate Eurofighter Typhoon de segunda mão para renovar a frota de combate peruana, informou o jornal “La República” de Lima. Segundo o jornal, todos os aviões de combate estão avaliados em cerca de 45 milhões de euros e a "Espanha está disposto a entregar, em prazo não superior a um ano, frota esta valorizada no total em cerca de 900 milhões de euros.”

A proposta foi feita a pedido do Comando de Operações da Força Aérea Peruana (COMOP), que avalia a aquisição de aeronaves substituir progressivamente os 12 Mirage-2000, 19 Mig-29 e 18 Sukhoi-25 que compõem a força de combate do Peru.

Perante esta situação, a Força Aérea decidiu estudar a possibilidade de compra de unidades novas ou de segundo uso, de acordo com o orçamento do Estado que é oferecido.

O COMOP, disse o jornal, que tem como opções para novo avião o Eurofighter Typhoon, o americano F-18 Hornet, o sueco Saab 39 Gripen, o francês Rafale e o russo SU-27 e SU-30. No caso de aeronaves de segundo uso foi analisado a possível compra dos russos MiG-29 e Sukhoi-27, o Eurofighter Typhoon e o F-18 Hornet.

"Todas as empresas apresentaram suas respectivas ofertas, mas a decisão final cabe ao Executivo que deve atribuir ao respectivo orçamento", disse em nota.

O COMOP enfatiza que o acordo deve contemplar aviões com tecnologia anti-tanque, anti-navio, anti-radar e ar-ar, bem como a transferência de tecnologia e manutenção.

"As negociações com as autoridades espanholas fizeram progressos. A delegação veio ao Peru para levantar a proposta e o ministro da Defesa do Peru, Peter Cateriano, foi na primeira semana de novembro a Espanha, onde ele abordou a questão". A República disse que o Eurofighter Typhoon, que a Espanha esta oferecendo tem cerca de 600 horas de uso, mas tem um limite de até 6.000 horas.



Fonte: FAP-CLUB.com
Tradução: Aero Latina
Foto: Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire)

Comentários

Postagens mais visitadas