Esquadrilha da Fumaça comemora 59 anos em grande estilo!
14 de maio de 1952, na antiga Escola de Aeronáutica,
sediada na cidade do Rio de Janeiro, era realizada a primeira apresentação oficial do Esquadrão de Demonstração Aérea
(EDA).
Nesse mês, exatamente
no dia 14 de Maio, a Academia da Força Aérea, sediada na cidade de Pirassununga, interior de São Paulo, abriu seus portões para comemorar os 59 anos
da Esquadrilha da Fumaça.
Recebidos pelos oficiais de Manutenção do EDA, já retiramos
as credenciais e nos juntamos aos demais convidados para a festa. Na ocasião
pudemos rever vários amigos, conhecer
pessoas novas e conversar com os fumaceiros em um ambiente muito acolhedor.
Aproximando o horário da apresentação, é hora de ajustar os equipamentos e vamos
caminhando em direção ao pátio operacional. Na coordenação de imprensas estava
a Tenente Josiana, e o Cap. Caldas, nos
auxiliando até o local reservado aos fotógrafos, bem próximo a Pista de taxiamento
da AFA.
Depois de todos os checks previstos, as sete aeronaves decolam, e somem
dos olhares do publico presente. Quando de repente acima de todos nós, as sete aeronaves iniciam a escrita “Vida
Longa ao EDA”. Durante 45 minutos o EDA
realizou sua apresentação, e no final da
tarde no pátio já se encontravam as aeronaves.
E na sequência, ao comando do Tenente Cel. Esteves, os fumaceiros acionaram suas fumaças, saudando a todos os convidados e ex-fumaceiros
presentes no evento. Encerrando assim mais uma bela apresentação.
Texto e Revisão: Titolivio / M. Donati
Fotos: Titolivio e João Fernando
Confira as imagens:
































Comentários