Esquadrilha da Fumaça comemora 59 anos em grande estilo!


14 de maio de 1952, na antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro, era realizada a primeira apresentação  oficial do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). 

Nesse mês,  exatamente no dia 14 de Maio, a Academia da Força Aérea,  sediada na cidade de Pirassununga,  interior de São Paulo,  abriu seus portões para comemorar os 59 anos da Esquadrilha da Fumaça.

Recebidos pelos oficiais de Manutenção do EDA, já retiramos as credenciais e nos juntamos aos demais convidados para a festa. Na ocasião pudemos  rever vários amigos, conhecer pessoas novas e conversar com os fumaceiros em um ambiente muito acolhedor.

Aproximando o horário da apresentação,  é hora de ajustar os equipamentos e vamos caminhando em direção ao pátio operacional. Na coordenação de imprensas estava a Tenente Josiana,  e o Cap. Caldas, nos auxiliando até o local reservado aos fotógrafos, bem próximo a Pista de taxiamento da AFA.

Depois de todos os checks previstos,  as sete  aeronaves decolam,  e  somem dos olhares do publico presente. Quando de repente  acima de todos nós,  as sete aeronaves iniciam a escrita “Vida Longa ao EDA”.  Durante 45 minutos o EDA realizou sua apresentação, e  no final da tarde no pátio já se encontravam as aeronaves.  E na sequência, ao comando do Tenente  Cel. Esteves, os fumaceiros acionaram  suas fumaças,  saudando a todos os convidados e ex-fumaceiros presentes  no evento.  Encerrando assim mais uma bela  apresentação.

Texto e Revisão: Titolivio / M. Donati 
Fotos: Titolivio e João Fernando

Confira as imagens:










 















 








































 

 






 




 






























Comentários

Postagens mais visitadas