Onze caças F-5 da FAB serão modernizados pela Embraer

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer assinaram contrato para a modernização de mais 11 caças F-5. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (14), no Rio de Janeiro, durante a LAAD 2011. O pacote inclui ainda o fornecimento de mais um simulador de voo.

O acordo é uma continuidade do contrato assinado em 2000 para a modernização de um primeiro lote de 46 caças F-5E. Desse total, 39 aeronaves já foram entregues e duas estão em processo de recebimento. Os demais serão entregues neste ano.

O programa de modernização tem como foco fornecer às aeronaves sistema de guerra eletrônica de última geração, novos aviônicos, sistema de reabastecimento em voo e maior capacidade operacional, estendendo a vida útil da aeronave por pelo menos mais 15 anos. Serão investidos R$ 276 milhões.

A FAB fará a revisão as 11 células adquiridas. No ano que vem, os caças serão entregues à EMBRAER para o início do processo de modernização. Os aviões entrarão em operação, gradativamente, a partir de 2013.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e o Vice-Presidente Comercial da Embraer Defesa e Segurança, Orlando José Ferreira Neto, participaram da entrevista coletiva na LAAD para o anúncio do contrato. (Com informações da Embraer).

Fonte: FAB

Nota do Redator: Esse é o único jeito por enquanto, quando países na América do Sul modernizam com aeronaves de ultima geração, o nosso Pais moderniza caças que já deveriam estar sendo desativados, é uma vergonha um pais do tamanho do nosso, não termos aeronaves de ultima geração, os nossos pilotos são os melhores e os melhores merecem equipamentos de ponta e de ultima geração, vamos ver até aonde vai.

Comentários

silvio disse…
A fab deveria jogar no lixo essas porcaria e comprar uns avioes de combate que presta, tipo F16, F18, F22 etc. E um absurdo gastar dinheiro com essas latas velhas de 1970, deveriam ir tudo para o museu, assim como os que gostam delas.

Postagens mais visitadas