Onze caças F-5 da FAB serão modernizados pela Embraer
A Força Aérea
Brasileira (FAB) e a Embraer assinaram contrato para a modernização de mais 11
caças F-5. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (14), no Rio de Janeiro,
durante a LAAD 2011. O pacote inclui ainda o fornecimento de mais um simulador
de voo.
O acordo é uma
continuidade do contrato assinado em 2000 para a modernização de um primeiro
lote de 46 caças F-5E. Desse total, 39 aeronaves já foram entregues e duas estão
em processo de recebimento. Os demais serão entregues neste ano.
O programa de
modernização tem como foco fornecer às aeronaves sistema de guerra eletrônica de
última geração, novos aviônicos, sistema de reabastecimento em voo e maior
capacidade operacional, estendendo a vida útil da aeronave por pelo menos mais
15 anos. Serão investidos R$ 276 milhões.
A FAB fará a
revisão as 11 células adquiridas. No ano que vem, os caças serão entregues à
EMBRAER para o início do processo de modernização. Os aviões entrarão em
operação, gradativamente, a partir de 2013.
O Comandante da
Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e o Vice-Presidente
Comercial da Embraer Defesa e Segurança, Orlando José Ferreira Neto,
participaram da entrevista coletiva na LAAD para o anúncio do contrato. (Com
informações da Embraer).
Fonte: FAB
Nota do Redator: Esse é o único jeito por enquanto, quando países na América do Sul modernizam com aeronaves de ultima geração, o nosso Pais moderniza caças que já deveriam estar sendo desativados, é uma vergonha um pais do tamanho do nosso, não termos aeronaves de ultima geração, os nossos pilotos são os melhores e os melhores merecem equipamentos de ponta e de ultima geração, vamos ver até aonde vai.

Comentários