Depois de 10 anos parado, jato russo ganha os céus de Ribeirão novamente.



Alguns devem conhecer a história do Yakovlev Yak-40 do Clube Náutico Agua Limpa, apreendido pela administração do aeroporto de Ribeirão Preto - SP e pela Polícia Federal por não ser homologada para voar no Brasil, quando transportava turistas do Clube Náutico Água Limpa e era operada pela Gonair Táxi Aéreo.

Detalhe do Painel do Yak-40
A história desta magnifica e exclusiva aeronave no Brasil, esta chegando ao fim, os verdadeiros proprietários vão ter a aeronave de novo em suas mãos, depois de ter ganhado o processo contra um órgão Federal.

Um engenheiro esteve verificando a aeronave e falou que a aeronave esta com pequenas corrosões, mais que toda a sua motorização é nova e só precisa de alguns reparos, falou também que em poucas semanas colocara a aeronave “considerada o menor jato tri-reator do mundo”, em condições de voo.

Depois de ficar mais de 10 anos parada sofrendo com as diversas condições meteorológicas no aeroporto Leite Lopes, a aeronave finalmente ira sair de Ribeirão e seguira inicialmente até a Fabrica da EMBRAER para ser totalmente reformada, dois engenheiros Russos vão vir ao pais para supervisionar toda a reforma da aeronave, não sabemos se o Yak-40 ira seguir para São José dos Campos ou para Gavião Peixoto.
 
A aeronave chegou até a ser doada ao Museu da TAM, mais o museu não veio busca-a.

No ano de 2008 a aeronave foi utilizada na maior simulação de acidente aéreo no aeroporto de Ribeirão, a operação mobilizou funcionários e alunos de medicinas de faculdades e colégios de Ribeirão e São Carlos.
 
A Revista Aero Latina esta de olho na aeronave, esperando começar a reforma e até o tão esperado voo.


Nota do Redator: Esperamos que esse final seja feliz, que ela continue voando nos céus do Brasil!


Foto Aérea da Simulação de acidente aéreo no ano de 2008.


Comentários

Vitor Hugo Silva disse…
é uma bela aeronave, espero mesmo que volte aos ceus ... é um classico da aviação e hoje em dia existem poucos a voar, e se esta está nova a nivel de equipamento era bom que fosse reparada para voltar a voar ...

mundosobreasas.blogspot.com

Portugal
Anônimo disse…
O progresso humano não é dos humanos, porque eles não se encerram em si mesmos. Nós não pagamos nada por ele. Vem de graça. É a graça. Se o pecado é o rei da morte, a graça, incluindo a graça do progresso, é a rainha da justiça, cujo maior penhor é a eternidade selada num Senhor gigante da história e do cosmos: Jesus Cristo. É só aderir a este Senhor que você será eterno num Reino de felicidade e êxtase. Difícil de compreender e aceitar?. Não, não é difícil, é impossível. Mas Deus é do impossível. Ele nos esmaga não por conta de nossa pequenez, mas por conta de nossas impurezas. Voltemos ao progresso humano, que é distinto do Reino de Deus, mas não isolado. É graça para gerar justiça e paz. A coisa é magnífica. Mas esta graça nos faz fazer coisas magníficas não tanto quanto a magnificência da origem de tudo e de todos. Mas não deixa de ser magnífico um jato contrailizando os céus...:)

Postagens mais visitadas