Depois de 10 anos parado, jato russo ganha os céus de Ribeirão novamente.
Alguns devem conhecer a história do Yakovlev
Yak-40 do Clube Náutico Agua Limpa, apreendido pela administração do aeroporto de Ribeirão Preto - SP
e pela Polícia Federal por não ser homologada para voar no Brasil, quando
transportava turistas do Clube Náutico Água Limpa e era operada pela Gonair
Táxi Aéreo.
![]() |
| Detalhe do Painel do Yak-40 |
Um engenheiro
esteve verificando a aeronave e falou que a aeronave esta com pequenas
corrosões, mais que toda a sua motorização é nova e só precisa de alguns reparos,
falou também que em poucas semanas colocara a aeronave “considerada o menor
jato tri-reator do mundo”, em condições de voo.
Depois de ficar
mais de 10 anos parada sofrendo com as diversas condições meteorológicas no
aeroporto Leite Lopes, a aeronave finalmente ira sair de Ribeirão e seguira
inicialmente até a Fabrica da EMBRAER para ser totalmente reformada, dois
engenheiros Russos vão vir ao pais para supervisionar toda a reforma da
aeronave, não sabemos se o Yak-40 ira seguir para São José dos Campos ou para
Gavião Peixoto.
A aeronave
chegou até a ser doada ao Museu da TAM, mais o museu não veio busca-a.
No ano de 2008 a aeronave foi utilizada na maior simulação de acidente aéreo no aeroporto de Ribeirão, a operação mobilizou funcionários e alunos de medicinas de faculdades e colégios de Ribeirão e São Carlos.
A Revista Aero
Latina esta de olho na aeronave, esperando começar a reforma e até o tão
esperado voo.
Nota do Redator:
Esperamos que esse final seja feliz, que ela continue voando nos céus do
Brasil!
![]() |
| Foto Aérea da Simulação de acidente aéreo no ano de 2008. |





Comentários
mundosobreasas.blogspot.com
Portugal