Radiação vaza de usina nuclear japonesa após terremoto




 Houve vazamento de radiação neste sábado de um reator nuclear japonês, localizado ao norte de Tóquio, disse o governo do país, após uma explosão ter arrebentado o telhado da instalação após o grande terremoto de sexta-feira.
O chefe do gabinete japonês Yukio Edano confirmou no sábado que houve uma explosão e um vazamento radiativo na usina nuclear Fukushima Daiichi, operada pela Tokyo Electric Power Co (TEPCO).
Tal descoberta levantou temores de que ocorra um desastroso derretimento da usina, que foi danificada durante o tremor de 8,9 graus de magnitude, o mais potente já registrado no Japão.
"Estamos analisando a causa e a situação e tornaremos isso público quando tivermos mais informações," disse Yukio Edano.
Edano disse que é adequada a retirada de pessoas de um raio de 10 quilômetros do reator Daiichi 1, que tem 40 anos de funcionamento e está localizado em Fukushima. Imagens de televisão mostraram vapor saindo da usina, localizada 240 quilômetros ao norte de Tóquio.
O terremoto causou um tsunami de dez metros de altura, que devastou cidades na costa nordeste do país. A imprensa japonesa calcula que pelo menos 1.300 pessoas morreram.


Fonte: Folha de São Paulo/ REUTERS, EM FUKUSHIMA

Comentários

Postagens mais visitadas