Sem alarde para evitar a repetição da polêmica que envolveu a compra do Aerolula, o governo negocia a aquisição de um avião maior e mais caro que poderá servir à presidente eleita, Dilma Rousseff, e a seus sucessores, informa reportagem de Igor Gielow, publicada na edição desta segunda-feira da Folha e disponível na íntegra para assinantes do jornal e do UOL. O Aerodilma, caso seja adquirido mesmo com o cenário de contenção de gastos do governo, deverá ser um aparelho europeu da Airbus --um modelo de reabastecimento aéreo A330-MRTT, equipado com área VIP presidencial e assentos normais. O avião custa até cinco vezes os US$ 56,7 milhões (R$ 98 milhões na sexta-feira) pagos em 2005 pelo Aerolula, um Airbus-A319 em versão executiva.

Justificar tal despesa seria complicado, como foi em 2005, e seria fonte certa de desgaste para Dilma, que até onde se sabe não foi informada sobre a ideia. Assim, juntou-se a fome com a vontade de comer, e a nova compra está sendo camuflada por uma necessidade real. A FAB (Força Aérea Brasileira) precisa substituir seus dois aviões grandes de reabastecimento. São os antigos Sucatões presidenciais, versões com quase 50 anos de uso do vetusto Boeing-707. Por falta de condições, foram excluídos do último grande exercício aéreo da Força Aérea Brasileira. No fim da década, os militares estimam ter 150 caças, e reabastecimento é vital dadas as distâncias do país. Como no caso dos Sucatões, o novo avião poderia cumprir a tarefa de reabastecimento e ser o aparelho de transporte intercontinental dos presidentes. Para viagens internas, o governo já usa dois Embraer-190.

Fonte: Folha de São Paulo

Da redação: Bem meu amigos, estamos vendo mais uma vez a história se passada novamente como um filme de sessão da tarde, mais uma vez o interesse pessoal é exageradamente maior do que o interesse de uma nação. A compra dos caças, seja Frances, americano ou sueco, ficará arquivado sabe-se lá por quanto tempo, mas planeja-se a compra de uma avião presidencial novo, maior (mais novo e maior do que o também novo e maior Air Bus A319 que substituiu o antigo sucatinha presidencial). Prefere-se comprar mais um avião para uso próprio do que equipara a "ponta de lança", hoje enferrujada, da nossa FAB.

Comentários

Anônimo disse…
Prezados,


Gostaria de parabenizá-los pela excelente qualidade das matérias publicadas na revista AERO LATINA.
A partir de hoje, tenham a certeza a revista AERO LATINA ganha mais um "leitor de carteirinha".

Abraço à todos da equipe


Gleidison

Postagens mais visitadas