Portões Abertos BAAN 2010 - Grande Sucesso de Publico e Atração!

Durante os dias 4 e 5 de Setembro foi realizado na Base Aérea de Anápolis - GO, o Tradicional "Portões Abertos", reunindo na edição 2010 cerca de 60.000 pessoas público este que contribuiu com a arrecadação 8.000 Kg de alimentos que foram doados a uma instituição da cidade. Durante os dois dias foram possível ver varias apresentações de aeronaves civis e militares onde a FAB por sua vez enviou a aviação de caça em peso, dentre elas: F-5EM do Esquadrão Pampa, A-1A/B vindos da Base de Santa Cruz, A-29 Super Tucano e claro os Mirage F-2000C/B do 1º GDA. A aviação de transporte da FAB contou com os C-105 Amazonas e o KC-130 Hércules.


O público contou com a exposição estáticas de várias aeronaves entre elas o lendário Antonov AN-2, T-27 - Tucano e T-25 Universal vindos da Academia da Força Aérea e os Dois VC-96 B737-200 os Famosos "Sucatinhas" que foram usados no GTE transportando o Presidente e da comitiva!

As 9:00 do Sábado, dia 04 teve o inicio da “festa” mal chegamos as dependências do evento e já fomos muitíssimo bem recebidos por uma passagem baixa do 1º GDA com dois Mirage 2000, várias unidades aérea chegando e saindo para apresentações. Durante todo o sábado vimos vários focos de incêndio ao redor da base um forte calor junto com o clima seco colaboraram para o alastramento do fogo, fazendo com que o evento ficasse parado por aproximadamente 2 horas.

Pista liberada a primeira aeronave a pousar foi o C-130 que acompanhava a Esquadrilha da Fumaça na Missão América do Norte trazendo todo o material do EDA e poucos minutos depois foram as oito aeronaves T-27 Tucano da Esquadrilha, chegando ao evento, após um longo vôo de 7 horas e 15 minutos, de Boa Vista até Anápolis, o cansaço físico dos pilotos estavam estampados em seus rosto com isso eles nem permaneceram na base seguindo direto para o Hotel.

No Domingo as movimentações na Base começaram bem cedo, as 8:15 dois F-2000 decolaram para uma simulação de combate aéreo e no retorno pousaram direto sem passagens, durante a tarde decolaram três F-2000 (dois Mono e um Bi-place), para treinamento de um novo Jaguar que ingressara no esquadrão, na volta o Esquadrão Jaguar denominado Verde-01, solicitou passagem sobre a Táxi da BAAN, autorizado outra passagem na perpendicular, ou seja sobre o Publico, como disse o piloto e um grande amigo o Cap. Leland, “Pronto! deram Banana para o macaco”, o Verde-02 e 03 pediram as mesmas autorizações, rendendo algumas belíssimas passagens, arrancando fôlego do publico presente, encerrando o evento a Esquadrilha decolou e fez uma apresentação breve mas nem por isso fantástica, fechando assim a edição 2010 do Portões abertos da base de Anápolis, e ficou para trás o gostinho de quero mais.

2011 estaremos lá.

Agradecemos a todos os Organizadores do evento, a BAAN, a Imagem Produções, Ao Grande Amigo Vadico sempre que possível ajuda a divulgar nosso trabalho nos eventos de aviação do Brasil, ao Ten. Cel. Barbosa Jr. que desde o ano passado vem nos ajudando, a Jackeline Rust que nos convidou novamente para o evento a Milena a Suelyn o André e a todos da imagem produções.

Não podemos deixar de agradece aos oficiais que tenho certeza fizeram o possível para nos receber e em alguns casos atender a exigências malucas desses fotógrafos apaixonado pelo que fazem, deixo o meu abraço ao Cap. Leland que nos acompanhou, ao Cap. Lordelo que incentivou nossa visita ao GDA desde 2009, ao Ten. Erik, Ten. Éden ao Sub oficial Barbosa, a estas pessoas nosso muito obrigado.


Acompanhe durante o decorrer da semana na Sessão eventos as fotos da BAAN 2010.

Evento que foi registrado pelos Fotógrafos, André Manhani, Danilo e Titolivio.

Comentários

Milena disse…
Oiii pessoal, adorei o post, muito bem escrito... acredito que represente a emoção que sentiram e que compartilhamos em dois dias. Fico feliz pelo agracecimento, e certamente 2011 será melhor ainda, Bjus Milena
Anônimo disse…
André, como sempre vc está de parabéns.
Já passei o link a meus amigos
abraço
Fred
daniloaerolatina disse…
Meus queridos amigos AERO LATINA, parabéns pela matéria publicada e muito obrigado pelo convite de estar participando desta maravilhosa revista, agradeço a todos que nos receberam com tanto carinho em Anápolis ,o meu muito obrigado a todos que estão nos ajudando a realizar este sonho,um forte abraço do fotógrafo Danilo Duarte.
Anônimo disse…
Parabéns pelo profissionalismo de toda a equipe! Conto com vocês no próximo ano!
Anônimo disse…
Parabéns pelo profissionalismo de toda a equipe! Conto com vocês no próximo ano! Abraços Jackeline Rust

Postagens mais visitadas